TEOLOGIA
SISTEMÁTICA [1]
O que é a teologia
sistemática? A teologia sistemática é uma elaboração da cosmovisão cristã
baseada na Bíblia. Nem todos os aspectos da cosmovisão cristã serão
desenvolvidos neste estudo, mas os temas principais sim. No contexto da fé
cristã, a teologia não é o estudo de Deus como algo abstrato, mas é o estudo do
Deus pessoal revelado na Bíblia. Necessariamente isso inclui tudo o que é
revelado sobre Deus, suas obras e relações com as criaturas. O estudo da teologia é diferente do estudo da
religião. O estudo da religião inclui todas as religiões mundiais e seitas, e
usa várias metodologias: sociologia, antropologia, história, psicologia,
etc. A teologia é mais especializada, sendo ela o estudo das doutrinas ou
temas que os adeptos de uma determinada religião crêem.
DEFINIÇÕES
DE TEOLOGIA SISTEMÁTICA
À luz deste processo,
podemos agora definir a teologia sistemática.
Charles Hodge escreveu: “E
importante que o teólogo conheça seu lugar. Ele não é senhor da situação. Ele
não pode construir um sistema teológico com vistas a adequar sua fantasia, mais
do que o astrônomo não pode ajustar o mecanismo dos céus segundo sua
própria vontade. Como os fatos da astronomia se organizam em determinada
ordem, e não admitirão nenhuma outra, assim se passa com os fatos da
teologia. Teologia, portanto, é a exposição dos fatos da Escritura em sua
ordem própria e relação, com os princípios ou verdades gerais envolvidos
nos próprios fatos, os quais complementam e se harmonizam como um todo.” [2]
Herman Bavinck apresenta a seguinte definição: “A teologia é a ciência que extrai o conhecimento de Deus de sua
revelação, que estuda e pensa sobre ela sob a orientação do Espírito Santo
e então, tenta descrevê-la de forma a honrar a Deus.”
[3]
Wayne Grudem afirma: “Teologia
sistemática é qualquer estudo que responda à pergunta ‘O que a Bíblia como um
todo nos ensina hoje?’ acerca de qualquer tópico.”[4]
A definição de John Hammett é muito boa porque
expressa os vários elementos da tarefa da teologia sistemática: “Teologia sistemática é aquela disciplina
que tenta dar uma exposição coerente das doutrinas da fé cristã, baseada
principalmente nas Escrituras, falando às perguntas e questões da cultura
e época em que ela existe, com aplicação à vida pessoal do teólogo e outros.” [5]
Há
alguns aspectos importantes nesta definição:
(1) A teologia sistemática deve oferecer uma exposição coerente:
a tarefa da teologia sistemática é construir um sistema. A teologia
sistemática trata das doutrinas da Bíblia, através do exame do que a
Bíblia inteira diz sobre aquela doutrina. Também mostra como as
doutrinas da Bíblia se relacionam logicamente. Então, a partir dos dados
da Bíblia, uma cosmovisão é construída e comunicada. Esta cosmovisão
abrange todas as áreas da vida que são tocadas pela própria Bíblia. Neste
sentido, a teologia sistemática é uma teologia abrangente.
(2) Baseada nas Escrituras: a teologia sistemática procura ser
abrangente, mas não vai além do que está dito na Bíblia. Pretende evitar a
especulação, a não ser que o próprio teólogo admita que ele está fazendo
especulação. Porém, o teólogo precisa evitar a tentação de atribuir às
suas próprias especulações uma autoridade igual à Bíblia.
(3) A teologia sistemática sempre tem um alvo prático: embora
precise tratar com questões abstratas e complicadas, O teólogo deve sempre
mostrar a diferença que as suas conclusões fazem na vida cotidiana. Ela
existe para que possamos conhecer, obedecer e amar a Deus melhor. Quem não
faz teologia tendo em mente as necessidades do povo nos bancos da igreja
não é um teólogo cristão de verdade. O fato de que quase todos os teólogos
de maior influência na história da igreja também eram pastores é revelador.
O
CREDO E A TEOLOGIA
As justificativas para a
tarefa da teologia sistemática. Uma vez que o propósito da teologia é
trabalhar com a verdade de Deus, o cristão nem deve precisar de outra
justificativa além dessa. Portanto, queremos expor de forma simples e
rápida, o Credo Apostólico. A palavra Credo, cujo significado – creio eu –
refere-se ao ato pelo qual o homem reconhece e confessa a realidade e o
conteúdo da sua fé – sua teologia. O histórico e precioso documento chamado
“Credo dos Apóstolos”, tem sido conservado pelos cristãos, e ecoado através dos
séculos como uma profissão de fé em que se define a doutrina base da Igreja
base da igreja. No entanto, poucos têm emergido na profundidade doutrinária
destas declarações, ou percebido o mundo teológico que as envolve, realçando
razões, alicerce e o fundamento bíblico teológico que lhes dão suporte. [6] Na
tabela abaixo temos o texto do credo, quais pressupostos cristãos são deduzidos
dele e como influenciam a interpretação bíblica: [7]
Credo Apostólico [8]
|
Pressupostos cristãos
|
Influência sobre a leitura
da Bíblia
|
Creio em Deus, o Pai onipotente, Criador do Céu e da Terra.
|
a. Deus é um ser infinito e pessoal, trino, que criou o homem à
sua imagem, para se relacionar com ele.
b. Deus criou todas as coisas ex nihilo, e toda a criação
é boa.
c. Deus ama aquilo que criou.
d. A ética é revelada, sua base não está no homem, mas em Deus.
|
a. O cristianismo é centrado em Deus; ênfase na soberania de
Deus. A fé buscando entendimento.
b. Espiritualidade integral e culto integral. Toda a criação é
boa.
c. Intimidade, não religiosidade. Sem que haja mérito em nós,
Deus nos fez seus filhos. Isso coloca todos os cristãos em igualdade, exigindo
humildade e amor para com o próximo em Cristo.
|
E em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, o qual foi
concebido do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob
Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu aos
infernos, no terceiro dia ressuscitou dos mortos, subiu aos céus,
está sentado à destra de Deus, o Pai onipotente, donde há de
vir para julgar os vivos e os mortos.
|
a. Jesus é verdadeiramente Deus e verdadeiramente homem.
b. Sua humilhação e exaltação ocorreram em nossa história.
c. Tanto a cruz quanto a ressurreição são
elementos centrais da fé cristã
|
a. O sacrifício de Jesus é único e perfeito, capaz de aplacar a
ira de Deus ante o pecado.
b. Os seres humanos foram criados bons, mas por causa
da queda, a imagem de Deus tornou-se danificada: por meio da
obra de Jesus Cristo, Deus redime seu povo eleito.
|
Creio no Espírito Santo,
na santa igreja católica [cristã], na comunhão dos santos, na remissão dos
pecados,
na ressurreição da carne e na vida eterna.
Amém.
|
a. A igreja é uma comunidade mantida e sustentada
pelo Espírito Santo.
b. Para cada pessoa, a morte é a porta tanto para a vida com
Deus e seu povo, como para a eterna separação do único que
pode preencher nossas aspirações mais profundas.
c. Ressurreição: homem integral
d. Esperança escatológica
|
a. Por causa da queda, o homem não é mais o que foi um dia. Só elo Espírito
Santo, a imagem de Deus no pecador pode ser restaurada.
b. Somos chamados para viver em comunidade.
c. A ressurreição exclui a reencamação: a morte não é o
fim; ela representa uma porta para a eternidade: com Deus ou sem
Deus.
d. A história é linear, uma seqüência significativa de
eventos que ocorrem para o cumprimento dos propósitos de Deus para
a criação: a volta em glória de Cristo.
|
Em conclusão, o estudo teológico deve ser produzido num ambiente de
devoção e adoração. Bavinck disse: “O temor de Deus deve ser o elemento que
inspira e anima a investigação teológica. Isso deve marcar a cadência da
ciência. O teólogo é uma pessoa que se esforça para falar sobre
Deus porque ele fala fora de Deus e por meio de Deus. Professar a teologia
é fazer um trabalho santo. É realizar uma ministração sacerdotal na casa
do Senhor. Isso é por si mesmo um serviço de culto, uma consagração da
mente e do coração em honra ao Seu nome.” [9]
[1]
Aula de abertura do ano letivo no Centro de Estudos da Reforma ministrada pelo
Prof. Antonio de Pádua em 06 de feveriro de 2017
[2] HODGE,
Charles. Teologia Sistemática. São Paulo: Hagnos, 2001, p. 14.
[3] BAVINCK,
Herman. Teologia Sistemática. São Bernardo do Campo: SOCEP, 2001, p. 32
[4] GRUDEM,
Wayne. Teologia Sistemática. São Paulo: Vida Nova, 1999, p. 1
[5] HAMMETT,
John S. Apostila para os alunos de teologia sistemática (Não publicada). Rio de
Janeiro: Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, 1995, p. 1-2.
[6] MAIA,
Hermisten. Creio no Pai, no Filho e no Espírito Santo. São José dos Campos, SP:
Fiel, 2014.
[7]
FERREIRA, Franklin, MYATT,
Alan. Teologia Sistemática: Uma análise histórica, bíblica e apologética para o
contexto atual. São Paulo: Vida Nova, 2007, p. 20
[8]
O Credo não foi
escrito pelos 12 apóstolos, o nome se dá por seu conteúdo, pois ele expressa as
verdades vitais e fundamentais da doutrina Apostólica. Há fragmentos dele
encontrados no século II, mas a versão que usamos hoje foi completada em meados
do século VI. A criação dele foi necessária à Igreja durante o seu grande
avanço missionário global e consequente contato com outras culturas pagãs.
[9] BAVINCK,
Herman. Teologia Sistemática. São Bernardo do Campo: SOCEP, 2001, p. 9
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