sexta-feira, 11 de maio de 2018

OS GRANDES TEÓLOGOS DO SÉCULO VINTE [Comentários]



MONDIN, Batista. Os Grande Teólogos do Século Vinte, Vol. 2, 2ª Edição. São Paulo: Edições Paulinas, 1979. 277p.

Este segundo volume de “Os Grandes Teólogos do Século Vinte”, dedicado aos teólogos protestantes e ortodoxos, completa a exposição clara e sintética do pensamento dos vários teólogos contemporâneos, feita com elogiável competência por Battista Mondin. 

Para quem ainda não sabe, Battista Mondin, é missionário xaveriano, nascido em Vicenza, Itália (1926); laureado (Ph.D.) em História e Filosofia da Religião (Harvard, EUA). Livre docente de História da Filosofia Medieval na Universidade Católica do Sagrado Coração, Milão; decano da Faculdade de Filosofia da Pontifícia Faculdade Urbaniana, Roma; catedrático de antropologia filosófica da mesma Faculdade; vice-presidente da Associação de Professores italianos de Filosofia (ADIF); membro da direção nacional da Associação Teológica Italiana (ATI); consultor da Sagrada Congregação para o Clero; colaborador ordinário do Observatore Romano.

Como no volume anterior, antes de apresentar os teólogos, o autor traça em grandes linhas a história das teologias protestante e ortodoxa. Expõe a seguir, de cada teólogo, vida e obras, uma bibliografia selecionada e suas teorias. Por fim, faz uma avaliação crítica, a fim de orientar o leitor. 

“A teologia dos fundadores do protestantismo (Lutero, Calvino, Zwinglio, Melanchthon) representa para os evangélicos, não tanto uma reflexão teológica, mas muito mais o documento original da fé. As obras dos fundadores não são consideradas como estudos sobre a fé cristã, mas sim como fontes” [p.5].

Uma obra de grande valor para todos aqueles que desejam estar informados com clareza sobre a teologia de nossos dias. Útil instrumento de trabalho para jornalistas, professores e estudantes de teologia, pessoas de cultura e todos aqueles que querem manter-se atualizados. 

Para Battista Mondim, a teologia dos fundadores do Protestantismo, traz um “conteúdo doutrinal e é resultado da aplicação sistemática e coerente do princípio de que a salvação deriva imediata e diretamente de Deus. Desse princípio resulta a eliminação de todos os intermediários: o papa, os bispos, os sacerdotes, os santos, nossa senhora, os sacramentos, as boas ações, as indulgências etc. Para que sejamos salvos, é necessário apenas fé na Palavra de Deus, que nos garante o perdão dos nossos pecados. [...] As boas ações têm valor puramente simbólico: não nos fazem merecer a salvação, mas demonstram que Cristo age em nós e que, consequentemente, fomos perdoados e salvos.

Os teólogos com suas respectivas teologias são assim apresentados neste volume: 
Cap. 2 - Karl Barth e a Teologia da palavra de Deus; 
Cap. 3 - Emil Brunner e a Teologia Dialética; 
Cap. 4 - Paul Tillich e a Teologia da Correlação; 
Cap. 5 - Reinhold Niebuhr e a Teologia Apologética; 
Cap. 6 - Rudolf Bultmann: Demitização da revelação e Teologia Existencialista; 
Cap. 7 - Oscar Culmann e a Teologia Bíblica; 
Cap. 8 - Dietrich Bonhoeffer e o Cristocentrismo a-religioso; 
Cap. 9 - Jurge Moltmann e as Teologias da Cruz e da Esperança; 
Cap. 11 - Serghiei Bulgarov e a Sofiologia; 
Cap. 12 - Ghirghiou Florosky e a Síntese Neo-patrística
Cap. 13 - Vladimir Lossky e a Teologia Mística.

Esta obra possui ainda dois capítulos de introdução história:

Cap. 1  - Introdução à História da Teologia Protestante: onde divide essa história em cinco grandes períodos: 1) Fundadores; 2) Ortodoxia; 3) Iluminismo; 4) Liberalismo e 5) Neo-ortodoxia. 

Cap. 10 - Introdução à História da Teologia Ortodoxa, onde o mesmo traça uma linha histórica desde século I até ao século XX.

Lembro que a edição deste exemplar é a segunda edição, produzida pela antiga Edições paulinas em 1980. Atualmente, tanto o volume I – Os Grandes Teólogos do Século Vinte: Teólogos Católicos, e o volume II – Os Grandes Teólogos do Século Vinte: Teólogos Protestantes e Ortodoxos, foram publicados em 2003 em um só volume pela Editora Teológica em 2003.

Nenhum comentário: