LENDO MATEUS
Uma brilhante auréola de luz branca envolve as paredes do templo de
Herodes. Os brancos blocos de calcário cintilam nas bordas à medida que a luz
se move ao redor deles. Viajantes acampados no monte das Oliveiras admiram a
beleza do templo. Conforme o sol desce, a cor do céu pinta o templo de amarelo,
depois vermelho, roxo, até que, finalmente, céu e terra fundem-se na escuridão.
O grande e glorioso edifício, que parecia tão permanente, desaparece.
Quando Jesus ensinara na Galiléia, que “está próximo o reino dos céus”
(Mt 4.17), e no templo, que “não ficará pedra sobre pedra” (24.2), isto
parecera aos seus discípulos um delírio. Os caminhos do mundo e a sua glória
pareciam permanentes. E, no entanto, como Jesus pregara, o sol estava se pondo
sobre as velhas formas, porque Deus havia prometido que viria para reinar. No
Evangelho segundo Mateus, Jesus revela o glorioso aparecimento do reino dos
céus.
Jeffrey Gibbs caracteriza o relato de Mateus da seguinte forma:
Dirigindo-se a um vasto público cristão de judeus e gentios em
comunidade da Síria e da palestina na metade do primeiro século d.C., o
apostolo Mateus amplia as Escrituras de Israel ao narrar com autoridade de que
maneira o reino de Deus – do fim dos tempos – irrompera no mundo por meio dos
feitos históricos e das palavras de Jesus de Nazaré, o Filho de Deus e o Cristo
de Deus. A narrativa do outrora publicano reflete a proclamação apostólica
tradicional sobre o ministério de Jesus, culminando com sua morte vicária e
ressurreição. Ao mesmo tempo, Mateus de Cafarnaum retratou, de forma
independente, com especial ênfase, que (1) Jesus, o Filho de Davi e verdadeiro
Rei de Israel, cumpriu o pacto feito por Deus
com seu povo no AT; que (2) este Jesus é o poderoso Juiz, cujo retorno
no dia derradeiro irá inaugurar a salvação para todo o povo de Deus, como
também o julgamento final para todos os inimigos de Deus; e que (3) até a consumação
dos séculos, os discípulos do Filho de Deus devem ocupar-se em estender a
missão do próprio Jesus a fim de salvar tanto judeus quanto gentios. Esta
missão se realiza pelo proclamar da boa-nova do ministério de Jesus – do reino
de Deus – entre os seres humanos (Mt 26.13), pelo batizar em nome do Deus
triúno, Pai, Filho e Espírito Santo (28.19) e pelo instruir dos discípulos de
Jesus em toda a revelação de Deus, especialmente aquela revelada no ensino do
próprio Jesus.
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Adaptado de Jeffrey A. Gibbs, Mathew 1.1-11.1, CC (St Louis: Concordia,
2006), 1.
Retirado da Biblia de Estudo da Reforma, p. 1537.
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