sábado, 4 de março de 2017

SUICÍDIO


Historicamente a igreja tem assumido uma posição contrária ao suicídio. Entretanto permanecemos com o fato de que muitas pessoas, de fato, se matam.

Certa vez me perguntaram, num programa de entrevistas na televisão, se as pessoas que cometem suicídio podem ir para o céu. Respondi com um simples “sim.” Minha resposta fez com que as luzes do painel da estação brilhassem como uma árvore de Natal. O entrevistador ficou chocado com minha resposta. Expliquei que o suicídio não é identificado em lugar nenhum com o pecado imperdoável.

Não temos certeza sobre o que está se passando na mente de uma pessoa no momento do suicídio. É possível que o suicídio seja um ato de pura falta de fé, uma rendição ao desespero total que indica a falta de qualquer fé em Deus. De outro lado pode ser sinal de uma doença mental temporária ou prolongada. Pode ser resultado de uma súbita onda de depressão severa (tal depressão pode, em alguns casos, ser provocada por causas orgânicas, ou pelo uso não intencional de certos remédios).

Um psiquiatra observou que a grande maioria das pessoas que comete suicídio não o faria se tivesse esperado vinte quatro horas. Tal observação é conjectura, mas é uma conjectura baseada em numerosas entrevistas com pessoas que fizeram sérias tentativas de suicídio, mas falharam, e conseqüentemente se recuperaram.

O fato é que as pessoas cometem suicídio por uma grande variedade de razões. A complexidade do processo de pensamento da pessoa no momento do suicídio, é conhecido em sua inteireza apenas por Deus. Deus leva em conta todas as circunstâncias atenuantes quando pronuncia seu julgamento sobre qualquer pessoa.

Embora devamos procurar desencorajar a pessoa de suicidar-se, deixemos aqueles que o fizeram entregues à misericórdia de Deus.

Soren Kierkegaard escreveu certa vez que uma das experiências mais angustiantes da vida é desejar morrer e não ter permissão para isto. O suicídio não é permitido por Deus. A hora de nossa morte está nas mãos de Deus. Não devemos tomar providências ára apressar o momento de nossa partida. Deus é o autor da vida e o soberano sobre ambos, a vida e a morte. Podemos orar por nossa própria morte, mas o pedido só pode ser atendido por Deus e somente por Deus.

SPROUL, R. C. Surpreendido pelo Sofrimento. São Paulo: Cultura Cristã, 1998, p. 178-180.

Nenhum comentário: