quarta-feira, 8 de março de 2017

A HEROICA OUSADIA DE MARTINHO LUTERO


Deus tem levantado, através dos séculos, uma longa linhagem de homens piedosos, os quais ele usa de modo poderoso em momentos críticos da história da igreja. Essas pessoas valorosas vieram de todos os setores da vida – desde as mansões de universidades de elite cobertas de hera, até as salas dos fundos de comerciantes mais humildes. Surgiram de todos os cantos deste mundo – desde locais de alta visibilidade nas cidades mais populosas até os vilarejos obscuros das regiões mais remotas. Apesar dessas diferenças, esses indivíduos centrais, troféus da graça divina, têm muito em comum entre eles.

Com certeza cada um tinha firme fé em Deus e no Senhor Jesus Cristo, mas podemos dizer muito mais que isso. Eles tinham fortes convicções quanto às verdades que exaltam a Deus, conhecidas como as doutrinas da graça. Embora fossem diferentes em questões teológicas secundárias, firmavam-se ombro a ombro na defesa das doutrinas que glorificam a graça soberana de Deus em seus propósitos salvíficos para o mundo. Cada qual manteve a verdade essencial de que “do Senhor é a salvação” (Sl 3.8; Jn 2.9)

Como essas verdades afetaram a vida deles? Longe de paralisá-los, as doutrinas da graça inflamaram seus corações com reverente respeito a Deus e produziram almas humildes diante do trono divino. Além do mais, a verdade da graça soberana os tornou ousados na divulgação na causa de Cristo sobre a terra. Este fato não deveria nos surpreender, pois a história revela que aqueles que assumem estas verdades recebem extraordinária confiança em seu Deus. Com uma visão alargada, eles avançam, realizando a obra de muitos homens, deixando uma influência piedosa sobre gerações futuras. Sobem com asas como de águias e sobrevoam seu tempo na história. A experiência mostra que as doutrinas da graça renovam seu espírito e lhes infundem poder para servir a Deus em seu tempo divinamente designados.

A série “Um Perfil de Homens Piedosos! Procura ressaltar figuras-chaves dessa sucessão de homens que crêem na graça soberana de Deus. O propósito da série é examinar como tais homens usaram seus dons e suas habilidades, dados por Deus, para expandir o reino do céu. Porque eram firmes seguidores de Cristo, os seus exemplos são dignos de serem imitados hoje.

O famoso reformador alemão Martinho Lutero é o foco deste volume. Numa época em que a igreja precisava com urgência ouvir a verdade, a voz de Lutero trovejava com santa ousadia por toda a Europa. Em meio ao declínio doutrinário daquele tempo, Lutero falou com coragem, afirmando um resoluto compromisso com a Escritura. O reformador estava cheio de coragem audaz quando confrontou a igreja de Roma, por ela ter se desviado do verdadeiro evangelho da salvação. Seu compromisso singular com a verdade da Bíblia se tornou a força motriz por trás da Reforma. À medida que o Senhor fortalecia Lutero, o seu púlpito tornou-se um dos clarins mais nítidos da palavra de Deus que este mundo testemunhou. Por estas razões, o perfil de Lutero permanece eminentemente digno de ser traçado.

Que o Senhor use este livro para torná-lo mais corajoso para que, como Lutero, e para a glória de Deus, você deixe sua marca indelével sobre este mundo. Que por meio deste perfil você seja fortalecido ao andar de modo digno de sua vocação. Que esteja pleno da Escritura, e assim, seja ousado em seu ministério para Cristo.

Nenhum comentário: