domingo, 23 de outubro de 2016

A NOÇÃO COMPLETA DE CONHECER DEUS



A noção completa de conhecer Deus, que emerge nas Institutas de Calvino, inclui tudo isto: reconhecer Deus como Ele se revela nas Escrituras; dar-lhe honra e graças por todas as coisas, humilhar-se diante dele como um pecador necessitado e aprender dele quando Ele fala da salvação; crer no Cristo a quem estabeleceu como nosso Salvador; depois amar o Pai e o Filho de maneira a responder ao amor que Eles demonstram por nós; viver pela fé nas promessas de misericórdia que nos são dadas em Cristo; acalentar a esperança da ressurreição; obedecer à lei de Deus e buscar a sua glória em todos os relacionamentos e todas as interações com as coisas criadas. Assim, perceba que o conhecimento de Deus compreende tanto a verdadeira teologia quanto a verdadeira religião: compreensão, aplicação, adoração a Deus assim como Ele chega até nós em Cristo.

Sim, por meio das Escrituras os homens podem conhecer Deus. Sem elas, isso não seria possível, diz Calvino. De acordo com ele, as Escrituras são vitais, e não há dúvidas de que Calvino está certo. O principio formador, controlador e crucial da Teologia Reformada é sola Scripura: somente pelas Escrituras Deus é conhecido, E na Teologia Reformada, a Bíblia PE considerada como Deus pregando, ensinando, falando e dizendo-nos de modo prático o que Ele disse há muito tempo ao seu povo quando a Bíblia foi inicialmente inspirada, e por meio da própria Palavra dando a si mesmo e ao seu Filho a nós.

Assim, os reformados viram as costas à teologia especulativa e submetem seu intelecto ao aprendizado das Escrituras. Eles agradecem a Deus pelas Escrituras como a gloriosa revelação suprema e final dada por Deus. Eles não conhecem outro Cristo que não o Cristo da Bíblia. Eles não têm outra esperança que não as promessas de Deus contidas nela.

IN: Firme Fundamento: A inerrante Palavra de Deus em um mundo errante. p. 30-31. Editado por Gabriel N. E. Fluhrer (Anno Domini).

Nenhum comentário: