sexta-feira, 26 de novembro de 2021

A ORAÇÃO QUE PREVALECE [Resenha 089/2021]


Os dois meios de graça primordiais e essenciais são a Palavra de Deus e a oração. Por meio delas vem a conversão, pois nascemos de novo mediante a Palavra de Deus, a qual vive e permanece para sempre; e todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.

Por intermédio delas também crescemos, pois somos exortados a desejar o puro leite da Palavra, o qual possibilita o crescimento; e não há como crescer em graça e no conhecimento do Senhor Jesus Cristo a não ser que conversemos com ele em oração.

É pela Palavra que o Pai nos santifica; mas também somos convocados a vigiar e orar a fim de que não caiamos em tentação.

Esses dois meios da graça devem ser usados na proporção correta. Se lermos a Palavra sem pô-la em prática, podemos nos deixar assoberbar pelo conhecimento, desprovidos do amor que o formou. Se orarmos sem ler a Palavra, podemos vir a ignorar a mente e a vontade de Deus, tornando-nos místicos e fanáticos, suscetíveis ao sopro de qualquer vento de doutrina.

A oração que prevalece oferece um dos mais consagrados estudos sobre oração já publicados e é considerado um clássico da literatura cristã. Ao longo de gerações, esse trabalho essencial de D. L. Moody – escrito originalmente em 1884 – tem levado pessoas a compreenderem claramente a oração como elemento vital para a vida.

Os capítulos adiante tratam especialmente da oração; mas, para que nossas preces estejam em consonância com a vontade de Deus, elas devem se basear na revelação da vontade dele para nós, pois dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas; e só ouvindo sua Palavra, na qual descobrimos seus propósitos para nós e para o mundo, é que podemos apresentar orações aceitáveis, rogando por meio do Espírito Santo, pedindo aquilo que é aprazível a seus olhos.

Estes discursos não pretendem ser exaustivos, mas sugestivos. Esse importante assunto foi abordado pelos profetas e pelos apóstolos, e por todos os homens piedosos da história, no mundo inteiro. Minha intenção ao apresentar este breve volume é encorajar os filhos de Deus a buscar, em oração, “mover o Braço que move o mundo”.

Dwight Lyman Moody é considerado um dos grandes nomes da história da Igreja não só dos Estados Unidos, mas de todo o mundo. O famoso pregador veio de um contexto simples. Nasceu em Northfield, no estado de Massachusetts, em 1837, de uma família de pedreiros.

Adolescente, trabalhou como vendedor de sapatos numa loja de Boston, cujo proprietário, seu tio Samuel, exigia que o jovem frequentasse as aulas da escola dominical. Aos 18 anos, mediante a influência de seu professor, Edward Kimball, Moody entregou a vida a Jesus.

Em seus mais de quarenta anos de ministério, até sua morte em 22 de dezembro de 1899, Moody alcançou feitos impressionantes: liderou diversos projetos sociais e educacionais, iniciou uma igreja que segue pujante até os dias hoje e fundou instituições dedicadas à formação ministerial e à proclamação do evangelho.
_____
MOODY, Dwight L. A oração que prevalece. São Paulo : Mundo Cristão, 2021. 128p.

Nenhum comentário: