segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

CRESCIMENTO SISTÊMICO: UMA PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO INTEGRAL [Resenha 090/2021]


O tema desta obra é inédito, precioso e esclarecedor. Logo nas primeiras páginas vem desvendar muitas das questões de vida que enfrentamos. Uma teoria sobre o desenvolvimento humano integral, visando o aprimoramento completo do ser em busca de maturidade e crescimento do potencial máximo possível. Ao apontar os cinco fatores fundamentais (Mental, Biológico, Volitivo, Emocional e Espiritual), este livro oferece caminhos para o aprimoramento desses fatores e demonstra como cada um afeta e depende um do outro.

Esse não é um livro de psicologia. O livro é uma proposta que aponta caminhos para o amadurecimento pessoal integral incluindo a espiritualidade com um dos fatores indispensáveis. Para isso, o autor usou todos os recursos disponíveis e confiáveis para embasar seus postulados. Não é um livro que se propõe a tratar disfunções emocionais graves. Nele, são apresentados os mecanismos que caracterizam o funcionamento dessas disfunções, porque são os mesmos que estão em operação, quando processos emocionais menos graves são ativados, gerando entraves para o desenvolvimento. Todavia, o autor ajuda a identificar algumas dessas disfunções com o objetivo de incentivar a busca de ajuda profissional.

A proposta desse livro, defende que a vida espiritual, emocional e física, precisam ter qualidade para que o crescimento total do ser aconteça. A perspectiva da espiritualidade adotada aqui é a cristã, evangélica, protestante e reformada. O autor demonstrar que, quando o fator espiritual sofre avarias, todos os outros fatores são afetados, e por conseguinte, afeta o todo.

O livro possui além do prefácio e introdução, nove capítulos que falam sobre cuidadoso investimento para que qualquer pessoa experimente crescimento de qualidade rumo à uma vida abundante, ao desenvolvimento do potencial pessoal e à plenitude possível do ser, trazendo para bem perto as promessas de nosso Mestre Jesus: “Eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.” João 10.10b.
_______
Real, Paulo. Crescimento Sistêmico: Uma proposta de desenvolvimento humano integral. Curitiba: A.D. SANTOS EDITORA, 2021. 256p.

Nenhum comentário: