domingo, 3 de novembro de 2019

PERELANDRA [Resenha]


Perelandra, segundo volume da trilogia cósmica de Lewis. Os livros foram escritos durante os tensos momentos que antecederam a 2a Guerra Mundial (1938-1945). Perelandra foi publicado pela primeira vez no ano de 1944. A Trilogia Cósmica, é mais voltado para o público adulto, diferente das Crônicas de Nárnia, que apesar de, também ser ficção e fantasia, pode ser apreciado tanto por crianças como adultos.

Em Perelandra, o personagem principal desenvolverá diversos diálogos com uma habitante do planeta, essa personagem será chamada de Dama, e ela é a única mulher naquele planeta. Na verdade, Perelandra é um planeta novo e portanto só existem dois habitante o Rei e a Rainha (Dama). A Rainha se perdeu do Rei e acabou se encontrando com Ransom, onde os dois desenvolvem alguns diálogos e através deles conseguimos extrair conceitos como: o uso da linguagem e seus significados; conceitos de antropologia, o que é o homem, o que define o homem; conceitos da criação, tentação, queda e redenção. Como eu disse a pouco, Perelandra é um planeta recém criado, um paraíso, similar ao que poderia ter sido o paraíso no planeta Terra, antes da queda, é claro. Da mesma forma, Perelandra, um mundo perfeito, também está ameaçada de corrupção (queda), pois, assim como houve um tentador/sedutor na Terra, assim será em Perelandra. As perguntas que nos instiga a leitura são: será que o que é narrado em Gênesis 3 se repetirá em Perelandra? Como será que a Dama resistirá as tentações? Deixo as respostas para você leitor. As respostas para tais perguntas deixo para você encontrar durante a leitura do livro.

Em termos de escrita, fica claro que Perelandra se trata de uma história de ficção e quando Lewis escreve ficção, ele escreve ficção e não teologia, apesar de que, mesmo em seus livros de ficção é possível nos deparar com vários elementos cristãos. Então, para o leitor cristão que está familiarizado com teologia, sem dúvida alguma, durante os diálogos desenvolvido pelos personagens, o leitor reconhecerá alusões a conceitos teológicos.

Quanto a narrativa do livro, Lewis tem o poder de nos colocar não só dentro da história, mas de nos colocar dentro do próprio planeta, nos descrevendo diversos locais e características como a fauna e flora do planeta. Perelandra é um planeta recém criado e nos é descrito um planeta perfeito, novo, e extremamente belo. Através da experiência do humano Ransom, o leitor sentirá uma sensação de deleite contemplando aquele planeta. Como se fosse um de nós que estivesse lá por algum tempo. Lewis coloca Ransom experimentando a verdadeira alegria, prazer e beleza.
_____________
LEWIS, C. S. Perelandra. Rio de Janeiro, RJ: Thomas Nelson Brasil, 2019.

Nenhum comentário: