terça-feira, 31 de julho de 2018

NOVAS LEITURAS E FUTURAS RESENHAS




Recentemente fiz uma boa aquisição de livros da Editora Monergismo. Para quem não sabe, essa editora já está no mercado de livros a mais de 10 anos. Fundada em 2008, a Editora Monergismo possui mais de 100 títulos em seu catálogo, lançando uma média de 10 novos títulos por ano. O nome Monergismo significa “poder de um só” e alude ao fato de que Deus é livre e soberano, enquanto nós, as suas criaturas, somos completamente dependentes dele. Assim, nos dedicamos a publicar livros de excelência, que exaltem o poder e a glória de Deus, que promovam e disseminem o conhecimento bíblico sobre Deus e sobre sua criação. Nossos títulos abrangem obras acadêmicas e populares, com o intuito de ajudar os nossos leitores a crescerem no conhecimento e serviço cristão.

Sobre as obras abaixo, iremos publicar aqui as sinopses e depois iremos trabalhar as resenhas e publicar aqui no nosso blog como também em nosso perfil no instagram.[1] Escrever é algo que me faz sentir bem. Dedicar do meu dia horas para escrever e sempre levar na bolsa um livro, bloco e caneta para aproveitar o tempo seja em que situação for é algo prazeroso.

Vamos aos livros:



(1) O que aprendi em Nárnia – Douglas Wilson. Editora Monergismo, 2018. 177p.


Anos atrás, num dia chuvoso, uma garotinha chamada Lúcia descobriu que o fundo de um guarda-roupa nem sempre é apenas o fundo de um guarda-roupa. Às vezes, é uma porta para outro mundo. No caso dela, esse outro mundo chamava-se Nárnia, e, apesar de ter sido uma das primeiras a entrar nele, ela não foi, de modo algum, a última. Milhões de crianças (jovens e velhas) seguiram-na e conheceram seus estranhos, porém maravilhosos habitantes: Sr. Tumnus, Ripchip e Brejeiro, entre outros.

Mas as lições de Nárnia não pertencem apenas ao mundo da ficção e da fantasia. Pode ser que nunca conheçamos faunos, ratos falantes ou paulamas em nossa vida comum, mas as lições que eles ensinam em As crônicas de Nárnia são as próprias lições de que precisamos para travar as batalhas que enfrentamos em nossa vida cotidiana.

Douglas Wilson começa esta série de meditações sobre As crônicas de Nárnia de C. S. Lewis com a seguinte observação: “Este livro de modo algum se destina a ser uma introdução a Nárnia. Ao contrário, está mais para uma conversa entre dois amigos sobre alguns outros bons amigos, falando sobre os bons momentos que tivemos e por quê”. Wilson realça os temas práticos da vida cristã e madura que emergem dessas histórias clássicas (nobreza, confissão, graça completa) – um contraste feliz à pobreza da vida moderna. Obrigatório para todos os fãs de Nárnia, jovens ou velhos.



(2) O Racionalista Romântico – John Piper e David Mathis [organizadores]. Editora Monergismo, 2017. 240p.

C. S. Lewis foi um dos cristãos mais influentes do século XX. Seu compromisso com a vida da mente e a vida do coração é evidente em clássicos como As Crônicas de Nárnia e Cristianismo Puro e Simples - livros que ilustram a conexão inquebrantável entre pensamento rigoroso e emoção profunda.

Com contribuições de Randy Alcorn, John Piper, Philip Ryken, Kevin Vanhoozer, David Mathis e Douglas Wilson, este volume explora a vida, o trabalho e o legado de C. S. Lewis, enquanto destila-se a prazerosa verdade que estava no cerne do pensamento de Lewis: apenas Deus é a resposta para nossos anseios mais profundos e a fonte de nossa alegria sem fim.



(3) Deus e o Mal: O problema resolvido – Gordon H. Clarck. Editora Monergismo. 2010. 96p.

O tratamento de Gordon Clark ao assunto é uma joia rara. Enquanto outros recuam e são transigentes, cedendo ponto após ponto, ele enfrenta o desafio com conhecimento e precisão. Ele mantém a defesa da natureza constante de Deus e explica todas as outras coisas por meio dela. Essa é a única abordagem correta, e resulta numa resposta que não pode ser questionada. No processo, ele interage com vários teólogos filósofos, chega a definições apropriadas para termos cruciais, e responde às objeções. A exposição de forma geral tão excelente que torna quase todas as outras tentativas supérfluas.



(4) Sabedoria e Prodígios: Graça comum na ciência e na arte – Abraham Kuyper. Editora Monergismo. 2018. 186p.

Como os evangélicos responderão às mudanças culturais contemporâneas? Suas crenças influenciam suas respostas, com ramificações significativas para o futuro de uma sociedade livre e seus negócios, economia e setores públicos. Às vezes o caminho a seguir é encontrado olhando-se para trás.

Abraham Kuyper, teólogo e primeiro-ministro holandês (1901-1905), discorreu sobre a doutrina da graça comum, a teologia do serviço público e o engajamento cultural partilhados pelos cristãos com o restante do mundo.



(5) Deleitando-se na Trindade: Uma introdução à fé cristã – Michael Reeves. Editora Monergismo. 2014. 146p.

Por que Deus ama? Por que Deus é uma Trindade.
Por que podemos ser salvos? Porque Deus é uma Trindade.
Como somos capazes de viver a vida cristã? Por meio da Trindade.

Neste livro vívido, encontramos uma introdução ao cristianismo e à vida cristã que é, do início ao fim, fundamentada em nosso Deus triúno – pai, Filho e Espírito. Não só entendemos a pessoa e obra de cristo por meio da trindade, mas também a oração, a igreja e cada aspecto da nossa fé.

Com sagacidade e clareza, Reeves percorre a história da igreja do começo ao presente, fazendo referência a uma vasta gama de mestres e pregadores notáveis. Aqui está um retrato rico e agradável das crenças básicas do cristianismo que desvela verdades profundas e transformadores da nossa fé.



(6) Deleitando-se em Cristo - Michael Reeves. Editora Monergismo. 2018. 142p.

Se quisermos saber quem Deus é, a melhor coisa que podemos fazer é olhar para Cristo. Se desejarmos viver a vida para a qual Deus nos chamou, precisamos olhar para Cristo. Em Jesus contemplamos o verdadeiro significado do amor, poder, sabedoria, justiça, paz, cuidado e majestade de Deus.

Michael Reeves, autor de Deleitando-se na Trindade, descortina aos leitores a glória e a maravilha de Cristo, oferecendo um retrato maior e mais empolgante do que aquele concebido por muitos. Jesus não nos trouxe meramente boas novas. Ele é as boas novas. Reeves nos ajuda a celebrar quem Cristo é, sua obra na terra, sua morte e ressurreição, seu aguardado retorno e como partilhamos de sua vida.

O objetivo deste livro, portanto, é algo mais profundo que uma nova técnica ou um chamado à ação. Numa era que praticamente nos compele a olhar para nós mesmos, Michael Reeves nos conclama a olhar para Cristo. À medida que focamos nosso coração nele, constatamos como ele é a nossa vida, nossa justiça, nossa santidade e nossa esperança.



(7) Adoração Reformada: Adoração segundo as Escrituras (revisado e expandido) - Terry L. Johnson. Editora Monergismo. 2014. 108p.

Os reformadores e puritanos acreditavam que o modo de adorarmos é tão importante quanto o modo de sermos salvos. Eles ensinavam isso porque entenderam (talvez melhor que quaisquer outros cristãos que já viveram) que a forma como adoramos, em grande medida, determina o Deus que adoramos. Esse é o motivo de a adoração bíblica constituir sempre a resposta do povo redimido à iniciativa da autorrevelação divina. Caso adoremos de acordo com nossas imaginações e tradições, adoraremos (pelo menos em certo grau) a um Deus inventado por nós. Mas quando adoramos de acordo com a própria instrução de Deus, adoramos o Deus existente — o único e verdadeiro Deus.

AGUARDEM AS RESENHAS!



[1] @professorpadua.oficial

Nenhum comentário: