domingo, 22 de janeiro de 2017

INTELECTUAL EU? ME SINTO SIM, GRAÇAS A DEUS.



Apesar de alguns torcerem o nariz sobre a minha mania de escrever e chegarem a afirmar que sou um metido a intelectual, me permita dizer o seguinte: Eu me considero um intelectual. Embora não tenha nenhum documento que comprove isso, acho que posso me considerar um intelectual por exclusão das outras duas possibilidades. Não sou um operário, pelo menos no seu sentido clássico, porque não sei ao menos pregar um prego e a rigor nunca precisei da força física para ganhar a vida e também não sou patrão, porque nunca vivi do trabalho de outros.

Durante toda a minha vida, que já está até longa demais, vivi sempre de atividades ditas intelectuais como por exemplo: cheguei a escrever 49 artigos para vários jornais e revista, tinha uma coluna exclusiva nas quintas feiras. Leonardo Jordão sabe disso, pois ele leu vários; Publiquei dois livros, sendo que o primeiro – O Cristão e as Greves - foi patrocinado pela Escola Superior de Agronomia e pela Coleção Mossoroense e o mesmo entrou para Bibliografia Bíblica Latino-Americana da Universidade de São Bernardo dos Campos, Volume 1, p. 118. O segundo livro foi publicado quando trabalhava com com a Igreja Presbiteriana de Cruz das Armas – Uma Benção chamada Mulher – Estudos bíblicos sobre as mulheres da Bíblia. Meu único exemplar dei de presente para a irmã Ana Cleide. Ambos estão esgotados. Fui professor em várias escolas e Seminários. Orientei aqui na nossa cidade mais de 140 formados em suas monografias e artigos.

Não costumo ir a Shopping com fins de lazer. Em João Pessoa, quando vou no Manaíra, os meus points são a Leitura ou Saraiva; No Tambiá, vou a Gospel Mix. Fora do Shopping tenho o Sebo Cultural e a Livraria do Pedro. Em Recife, quando vou ao Riomar, vou a Saraiva, Cultura, CPAD, CLIRE e Luz e Vida..

Atualmente, como minha vida é muito corrida, trabalho como Controlador do Município, lido com contabilidade o dia inteiro, interagindo com vários profissionais da área ao mesmo tempo. Mantenho um blog que atualmente tem mais de 300 mil acessos - http://professorpadua.blogspot.com.br/ - Leio em média 25 livros por ano, sem contar com aqueles que só leio para fins de pesquisa. Leio a minha bíblia de forma devocional uma vez por ano, sem contar as leituras que faço na elaboração de estudos. Assisto em média 36 filmes, dos quais faço resenha de todos. Escrevo em torno de 3 devocionais por semana e faço criticas e comentários sobre o cotidiano no meu perfil no facebook. Todos os meus estudos de linhas teológicas estão disponíveis em vários sites – scribd.com/ProfessorPadua e academia.edu/AntoniodePadua,

Feita essa apresentação, preciso fazer uma distinção entre o intelectual que é assim considerado porque não faz trabalhos físicos - os jornalistas, os publicitários e professores - e o intelectual orgânico, como disse Antonio Gramsci, aquele que atua como porta-voz de um segmento social – no meu caso, SOU PROTESTANTE REFORMADO.

Portanto, aqui estou eu. Gostou?

Nenhum comentário: