domingo, 28 de abril de 2019

FAÇA MAIS E MELHOR [Resenha]


CHARLES, Tim. Faça mais e melhor: um guia prático para a produtividade. São José dos Campos, SP: Fiel, 2018


Com as constantes notícias sobre crises ministeriais e a vida muitas vezes nebulosa de tantos líderes espirituais, ficamos perguntando o que está há de errado com os pastores. O fato é que há muita doença envolvida em todas as áreas profissionais e os pastores não são isentos de enfermidades e patologias da alma, da mente e do corpo, por isto Paulo já admoestava Timóteo: “cuida de ti mesmo e da doutrina”. Paulo não apenas exorta seu jovem discípulo a manter a sã doutrina, tendo convicções claras do evangelho, mas em cuidar da saúde emocional, espiritual e física. Precisa cuidar da doutrina e de si mesmo.

Um dos maiores desafios da vida pastoral para cuidar da doutrina e de si mesmo é manter um equilíbrio adequado em suas prioridades. Todo pastor precisa desempenhar vários papéis, a fim de permanecer fiel à sua chamada. Ele tem de ser um estudante da Palavra de Deus e um homem de oração; ele tem de liderar sua igreja, trabalhar muito para pregar e ensinar a Palavra, de modo que suas ovelhas estejam continuamente sendo transformadas por ela na imagem de Cristo. O pastor tem de realizar a obra de evangelista e dedicar-se à obra de lidar individualmente com os membros da igreja. Tudo isso e muito mais está incluído na obra de servir a Cristo como um pastor de almas.

Portanto, o trabalho em um ministério nunca termina. Há sempre algo para ser feito. Mais pessoas que poderão ser alcançadas. Mais sermões a serem escritos. Mais e-mails para serem respondidos. Mais oportunidades para serem alcançadas. Mais. Mais. Mais.

Produtividade é essencial para um pastor. Você não será capaz de fazer tudo, mas a Bíblia nos encoraja a sermos sábios e otimizar o nosso tempo: “Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus” (Efésios 5.15,16).

Pastores e os demais trabalhadores de um ministério serão responsabilizados pela forma como administram o tempo. Produtividade é o tema da nossa resenha.


O LIVRO E O SEU AUTOR

De início, a sinopse do livro diz que “este livro foi escrito para servir como um guia para uma produtividade eficiente e de qualidade. Tim Challies oferece conselhos sábios e práticos para a realização de tarefas cotidianas em nosso mundo cada vez mais ocupado e cada vez mais digital.”[1]

Pois bem, o livro trata da produtividade a partir de um aspecto bem prático. Embora seja escrito por um pastor e tenha boas reflexões a respeito de gestão do tempo e responsabilidades do ponto de vista bíblico, não é um estudo sobre o tema. Tim Challies indica softwares, aplicativos, e planilhas (estas, disponíveis no site dele). Neste livro, o método apresentado é basicamente o GTD, que a Thais Godinho, do Vida Organizada [2] pratica e ensina há vários anos, ou pelo menos uma forma simplificada dele. Gosto muito da abordagem.

O autor acredita que este livro pode melhorar a sua vida. Ele afirma: “Reconheço que essa é uma declaração ousada, mas o tempo gasto para escrever ou ler este livro não valeria a pena se eu não acreditasse nisso. Escrevi este livro porque quero que você faça mais e melhor, e porque acredito que você consegue. E isso é verdadeiro, seja você um profissional ou um estudante, um pastor ou um encanador, um pai que trabalha em casa ou uma mãe dona de casa. Não quero que você faça mais coisas, assuma novos projetos ou execute mais tarefas. Não necessariamente. Não quero que você trabalhe muitas horas ou passe menos tempo com sua família ou com seus amigos. Quero que você faça mais o bem. Quero que você faça o que mais importa e também que faça da melhor maneira possível. E isso é o que eu também quero para mim”.

Na introdução do livro, o autor diz mais que todos podem levar uma vida tranquila e organizada, tendo firmeza em suas responsabilidades e confiança em seu progresso. “Você pode colocar sua cabeça no travesseiro à noite e descansar tranquilamente”.

Eu gosto do exemplo que o autor usa: “Há milhares de anos, um homem chamado Salomão, rei de Israel, escreveu as seguintes palavras: Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão que penosamente granjeastes; aos seus amados ele o dá enquanto dormem”. (SI 127.2)

Até esse rei, que governava uma nação inteira, administrava riquezas imagináveis e comandou projetos de construção espetaculares, foi capaz de se ver livre do estresse e da ansiedade, de descansar do seu trabalho e de ter um sono tranquilo. Então, por que nós achamos que isso é tão difícil em nossa vida pequena? Ao longo dos anos, eu me esforcei muito para compreender a produtividade e a habilidade de realizar tarefas. Eu amo usar meu tempo e minha energia da melhor forma possível e estou constantemente afinando as ideias, as ferramentas e os sistemas que me ajudam a continuar assim. De tempos em tempos, consigo até mesmo ensinar essas coisas a outras pessoas e ajudá-las a ser o melhor possível. É sempre uma alegria ver que as pessoas estão entendendo e aplicando em suas vidas o fruto desse aprendizado.

O autor diz mais. “Neste pequeno livro, compartilho um pouco do que aprendi ao longo do caminho porque creio que posso ajudá-lo a aprender mais do que você Já sabe sobre ter uma vida produtiva. Não estou dizendo que conheço tudo. Ainda estou aprendendo e, à medida que vou avançando, faço pequenos ajustes. Mas posso dizer com confiança que aquilo que vou ensinar a você realmente funciona, pois eu mesmo trouxe ordem para o meu caos e direcionamento para a minha falta de rumo. Além disso, também funcionou muito bem para outras pessoas. A melhor forma que conheço para ensinar esses princípios é me abrindo e falando um pouco sobre a minha vida. Vou mostrar o que aprendi, como uso minhas ferramentas, como construo meus sistemas, como faço aquilo que tenho para fazer. Acredito que a melhor maneira de aproveitar este livro é lendo, observando e imitando — pelo menos, no início. Depois, com o passar do tempo, inevitavelmente você adaptará as dicas que se mostrarem especialmente úteis e descartará aquelas inúteis. Se eu for capaz de estimular sua maneira de pensar para que você faça o melhor possível, posso considerar este livro um grande sucesso”.

O autor, Tim Challies É pastor da igreja Grace Fellowship, em Toronto, no Canadá, editor do site de resenhas Discerning Reader e co-fundador da Cruciform Press. Casado com Aileen e pai de três filhos, ele também é blogueiro, web designer e autor de várias obras, já publicadas no Brasil. “Teologia visual: Uma ferramenta inovadora para o estudo de Deus” (Thomas Nelson Brasil). “Desintoxicação sexual - Série Cruciforme” e “Discernimento Espiritual” (Edições Vida Nova) e agora pela “Faça mais e melhor” (Editoria Fiel). Os sites Voltemos ao Evangelho, Monergismo e Ministério Fiel tem vários de seus artigos publicados.

O livro, além da introdução e dois bônus, possui dez capítulos assim identificados abaixo e para cada um deles colocarei aquele parágrafo chave para fomentar o seu desejo em ler este excelente livro.


UM: Conheça Seu Propósito – “Para você compreender a produtividade, é necessário começar a entender a razão de sua existência. Produtividade não é o que dará um propósito à sua vida, mas é o que permitirá que você se sobressaia ao viver seu propósito atual”. [p.12] Neste capítulo o autor elaborou o que ele chamou de um breve "Catecismo da Produtividade", que se constitui de uma série de perguntas e respostas. E somente quando você entender essas questões fundamentais sobre o propósito e a missão que recebeu de Deus é que estará pronto para começar a trabalhar.

DOIS: Responda ao Chamado – O conceito usado pelo autor sobre produtividade é o seguinte “é administrar seus dons, talentos, tempo, energia e entusiasmo com eficácia pelo bem das pessoas e para a glória de Deus. Isso significa que você tem a responsabilidade de dedicar tudo o que tem a esse grande objetivo. Você tem a responsabilidade diante de Deus de se sobressair em produtividade. Você precisa apenas fazer a melhor coisa (o bem às pessoas) pelo melhor objetivo (a glória de Deus)”. [p.21]. Agora, para evitar o desvio do seu propósito, o autor apresenta três ladrões da produtividade – preguiça, excesso de ocupações e uma péssima combinação de cardos e abrolhos.

TRÊS: Defina Suas Responsabilidades – Para o autor, aqui inicia a parte prática do livro. “Não se engane; não é fácil viver neste mundo. Nós, seres humanos, somos criaturas finitas que lidam com exigências infinitas. Existem tantas coisas que poderíamos fazer em nossas vidas em qualquer dado momento, mas poucas são aquelas que realmente podemos fazer. Há uma quantidade ainda menor de coisas que somos capazes de fazer com excelência. Boa parte de nossas vidas envolve a tentativa de encontrar o equilíbrio apropriado entre exigências que competem entre si. Nós temos famílias, igrejas, hobbies e empregos, e todos competem entre si pelas 168 horas que recebemos a cada semana. Embora o tempo seja tão limitado, as diferentes possibilidades na maneira de usar o tempo são ilimitadas. A produtividade depende de promovermos a paz em cada uma das diferentes tarefas que poderíamos priorizar em qualquer dado momento”. [p.29]

QUATRO: Declare Sua Missão – Sobre o propósito e missão de cada pessoa, o autor assim ensina: “Como cristãos, nós temos uma missão. Nossa missão é fazer o bem às pessoas de um modo que glorifique a Deus. Esse é nosso objetivo no sentido mais amplo, mas nós precisamos encontrar maneiras de cumprir essa missão nos detalhes da vida. Então, o que eu quero que você faça agora é olhar para cada uma de suas áreas de responsabilidade e definir sua missão em cada uma delas. Afinal, mesmo quando suas obrigações e áreas de responsabilidade estão bem organizadas, você continua não dispondo de meios para saber onde deve ou não investir esforços”. [p.38]

CINCO: Escolha Suas Ferramentas – As ferramentas são essencialmente humanas. Na aurora da história humana, Deus criou duas pessoas, nuas e sozinhas em um jardim, e deu-lhes uma tarefa gigantesca: deveriam exercer domínio sobre toda a terra e enchê-la de pessoas (Gn 1.28). Eles só poderiam ser bem--sucedidos nesse chamado se desenvolvessem ferramentas apropriadas para a tarefa: arados para preparar a terra para o que seria plantado, serras para cortar madeira e transformá-la em combustível e pontes para atravessar rios. Os primeiros humanos eram completamente dependentes de suas ferramentas e, desde então, cada um de nós, em todas as áreas da vida, depende das ferramentas. Isso inclui você, em sua busca por produtividade. [p.47] As três ferramentas essenciais são: Gestão de tarefas, agendamento e informação. [p.49] Estas tarefas serão bem desenvolvidas pelo autor nos capítulos seis, sete e oito.

SEIS: Insira Suas Tarefas – A primeira ferramenta que você precisa dominar é a ferramenta de gestão de tarefas. Essa ferramenta representa o coração de um sistema eficaz de produtividade e você vai usá-la para armazenar e organizar seus projetos, tarefas e ações. Embora as três ferramentas sejam importantes, nenhuma é mais decisiva para o funcionamento do sistema que essa. Aliás, em certo sentido, todas as outras ferramentas são complementos dessa, pois é essa que, diariamente, determinará e impulsionará suas ações. [p.57]. Aqui ele começa a incentivar o uso de tecnologias e começa pelo Todoist.[3] Sem dúvida, um dos aspectos que mais chamam a atenção no Todoist é a interface descomplicada e a usabilidade, que são padronizadas entre todas as plataformas onde está presente. Desta forma, os desenvolvedores mostram a sua preocupação em criar um app com foco na produtividade e na agilidade.

SETE: Planeje Seu Calendário – Com suas tarefas no lugar apropriado, chegou a hora de analisar a terceira e última ferramenta essencial: sua ferramenta de agendamento, ou calendário. Embora o uso de calendários de papel ainda possa ser benéfico, os calendários eletrônicos dos dias atuais trazem recursos novos e poderosos, como o compartilhamento e as notificações, e essas novidades os tomam indispensáveis à produtividade. [p.63] Como aplicativo de agendamento, o autor recomenda Google Agenda [4]

OITO Junte Suas Informações – Com seus eventos e informações no lugar apropriado, você está pronto para lidar com sua ferramenta de gestão de informações. Como você sabe, essa ferramenta é usada para inserir, administrar e acessar informações. É um lar para os substantivos da vida — para os dados, os fatos, os documentos e as informações que talvez você precise acessar no futuro. Funciona como seu cérebro auxiliar. [p.70] Aqui o autor recomenda o Evernote.[5]

NOVE: Vivencie o sistema – O autor neste capítulo ele fala de algo essencial para toda aquele que deseja ser organizado – a motivação. Ele afirma: “Se você olhar com honestidade para sua vida, inevitavelmente enxergará momentos em que esteve altamente motivado e outros em que quase não tinha motivação. Esses momentos de muita motivação normalmente são o Réveillon, o início de um novo ano letivo ou quando sua vida passa por uma transição significativa. Em momentos assim, você ama estar organizado e é capaz de ter uma vida estruturada. Por algum tempo, tudo vai bem, e ser produtivo é fácil e divertido. Mas, com o passar do tempo, você fica preguiçoso, ocupado ou estressado, e o que antes era divertido toma-se penoso. Sem perceber, você volta à estaca zero. Por que esse retrocesso acontece? Por que esse padrão se repete? A motivação é como a lua: cresce e diminui. Às vezes, está cheia e brilhante; outras vezes, está completamente oculta. A motivação produz o desejo e a energia de começar a realizar mudanças em sua vida, mas, sozinha, não é capaz de sustentá-los. Todavia, isso não significa que você não possa ser produtivo mesmo quando sua motivação é pouca. Como muitos já observaram, a motivação dá o pontapé inicial, más o hábito é o que faz perseverar. Você precisa usar os momentos de motivação em alta para construir hábitos e embuti-Ios em um sistema. Assim, quando a motivação diminuir, o sistema fará você perseverar. [p.81-82]

Para mim, o ápice da proposta deste livro é o quarto ponto deste capítulo, intitulado CORAM DEO.[6] Veja só o que o autor escreve: Para gerenciar sua vida de forma eficaz, você precisa saber quais são as tarefas possíveis para aquele dia, quais são as tarefas necessárias para aquele dia e qual é o tempo necessário para realizá-las. Quando você dispuser dessas informações, pode começar a inserir as tarefas no seu dia como peças de um quebra-cabeça – você define os horários para realizar as tarefas. Isso é o que você tem de fazer na fase de planejamento diário. O objetivo dessa fase é considerar todos os seus projetos, obrigações e compromissos e, em espírito de oração, escolher as tarefas que receberão sua atenção naquele dia. Para fazer isso, você seguirá uma rotina em que todas as tarefas possíveis serão apresentadas para que você possa escolher quais delas tentará realizar. [p.85]

DEZ: A Manutenção Consistente do Sistema – O décimo capítulo, na minha opinião, é o mais preciso, porque, como diz o título, trata-se de manutenção destes hábitos adquiridos para que possa haver uma verdadeira produtividade. O autor escreve: “Agora, seu sistema está funcionando sem problemas e, diariamente, você está cumprindo com suas tarefas. Mas ainda não terminamos. É preciso abordar uma questão importante. Você já deve ter percebido que não há nada neste mundo que se incline naturalmente à ordem. Não há nada neste planeta pecaminoso que, por conta própria, se tome mais ordeiro. Seu sistema de produtividade não é uma exceção. Ele precisa de manutenção constante para continuar funcionando bem. Você precisa livrar-se do pensamento de que só tem de se preocupar com a organização de sua vida uma única vez. Pelo contrário, a produtividade não é um sistema que você organiza e depois esquece; é algo que, regularmente, exige atenção especial. Não é algo que você configure uma vez e, em seguida, finalize. É algo que você precisa constantemente aperfeiçoar. [p.99]

Finalmente, a palavra de conclusão deste livro: Obrigado por ler e por ouvir. Enquanto estava preparando este livro, minha oração foi para que você se sentisse estimulado ao amor e às boas obras que Deus nos chama a realizar (Hb 10.24). Como humanos criados à imagem de Deus e como cristãos salvos pela graça de Deus, nós temos um privilégio extraordinário. Temos a alegria e a responsabilidade de administrar nossos dons, talentos, tempo, energia e entusiasmo pelo bem das pessoas e para a glória de Deus. Esse é o seu privilégio e esse é o seu propósito. Então, vá em frente, faça mais e melhor.

No final deste livro, tem dois outros anexos, que o autor chama de BÔNUS: “Domando Seu E'mail” e “Vinte Dicas para Aumentar Sua Produtividade”.

Para adquiri este livro, é só clicar na imagem e será direcionado para o site da Editora Fiel.


___________________
[1] Sinopse do livro.
[2] https://vidaorganizada.com/ é um blog de Thais Godinho com ótimas dicas de como ter uma vida organizada. Ela indica métodos, livros, filmes tudo com o propósito pedagógico.
[3] Todoist é uma ferramenta que gerencia listas de tarefas e sincroniza-as entre diversos dispositivos. As atividades criadas pelos usuários podem ser organizadas pela data limite da entrega ou pelo projeto à qual elas pertencem. Gratuito, além da versão web, o serviço possui aplicativos para Windows, OS X, Android, iOS e pode ser instalado como extensão para Google Chrome e Mozilla Firefox. Acesse o link e conheça https://todoist.com/
[4] Segundo o site < https://www.qinetwork.com.br/google-agenda-ferramenta-de-organizacao-e-praticidade/> Este aplicativo é dedicado à facilitar e otimizar as atividades do dia a dia, o Google Agenda é uma das ferramentas mais utilizadas pelas empresas que já fazem uso do pacote G Suite. Com o Google Agenda, você organiza seu dia, recebe lembretes de eventos em sua caixa de email ou celular, e ainda pode anexar arquivos ou documentos em seu evento. Marcar compromissos e reuniões fica muito mais fácil, pois é possível ter acesso a agenda de todos seu amigos e colegas de trabalho.
[5] O Evernote é uma plataforma organizacional disponível para Android, iPhone (iOS), Windows Phone, Windows, MacOS e Web. Sua função é coletar, organizar e anotar informações anotadas no seu computador, celular, ou até mesmo através do website, e sincronizar tudo isso com um banco de dados virtual só seu.
[6] Coram Deo, uma frase em latim que significa "na presença de Deus" que nos faz lembrar diariamente que isto é a verdadeira razão do nosso viver. R. C. Sproul explica suas implicações: "Viver Coram Deo é viver a vida inteira na presença de Deus, sob a autoridade de Deus, para a glória de Deus". Uma pessoa que vive consciente da presença de Deus, que vive sob a autoridade de Deus e que deseja glorificar a Deus será muito motivada a fazer o bem — a fazer o máximo possível pelo bem das pessoas. 

Nenhum comentário: