sexta-feira, 22 de março de 2019

ESTE É O MELHOR ANO DE SUA VIDA [Resenha]


HYATT, Michael. Este é o melhor ano de sua vida: 5 passos para alcançar os seus mais importantes objetivos. Rio de Janeiro, RJ: CPAD, 2018. 219p. 


O AUTOR E O SEU LIVRO 

Michael Hyatt é o fundador e CEO da Michael Hiatt & Company, uma empresa de desenvolvimento de liderança especializada em eventos ao vivo, workshops e ferramentas de planejamento digital e físico. Ex-presidente e CEO da Thomas Nelson Publishers, Michael também é autor de best-seller do New York Times, do Wall Stret Journal e do USA Today, incluindo vários programas como Living Forward e Platform. Seu trabalho foi apresentado no Wall Street Journal, Forbes, Ins., Fast Company, Businesswek, Entrepreneur e outras publicações. Michael e sua esposa Gail têm cinco filhas, três genros e oito netos. Eles moram perto de Nashville, Tennessee. 

Com respeito ao livro – Este é o melhor ano de sua vida – é um livro repleto de histórias convincentes, verídicas, acerca de pessoas comuns que alcançaram resultados extraordinários. O livro é desafiador quando diz: “Pergunte a si mesmo: como seria sua vida se você atingisse suas metas mais importantes nos próximos 12 meses?” 

Pois bem, todos nós queremos viver uma vida que importa. Todos nós queremos alcançar todo o nosso potencial. Mas, muitas vezes, vemo-nos sobrecarregados pelo dia a dia. Nossas grandes metas são empurradas para o segundo plano e, mais frequentemente, elas são esquecidas. Neste livro, Michael Hiatt, compartilha um plano de 5 etapas para alcançar seus objetivos mais importantes muitas imagens e gráficos). Trata-se de um sistema poderoso, comprovado e orientado por pesquisas para estabelecer e alcançar seus objetivos. Com base em décadas de experiências e prática e nas melhores pesquisas atuais sobre o cumprimento de metas e conquistas humanas, este programa foi projetado para ajudá-lo a encontrar lucidez, desenvolver a coragem e alavancar o compromisso necessário para atingir seus objetivos pessoais e profissionais mais importantes. 

Os 5 passos para alcançar os seus mais importantes objetivos, é bem esboçado em todo o conteúdo do livro, como mostra o sumário: 

PASSO 1 - ACREDITE NAS POSSIBILIDADES 
1. As suas Crenças e Convicções Moldam a sua Realidade. 
2. Algumas Crenças e Convicções Limitam Você. 
3. Você Pode Melhorar as suas Crenças e Convicções. 
Passo 1 - Plano de Ação. 

PASSO 2 - CONCLUA O PASSADO 
4. É Necessário Pensar no Passado. 
5. O Arrependimento Revela Oportunidades. 
6. A Gratidão Faz a Diferença. 
Passo 2 - Plano de Ação. 

PASSO 3 - DESENHE O SEU FUTURO 
7. Os Objetivos Excelentes Cumprem Sete Requisitos. 
8. Os Objetivos de Realização e Hábito Andam Juntos. 
9. Falando Sério, o Risco É seu Amigo. 
Passo 3 - Plano de Ação. 

PASSO 4 - ENCONTRE A SUA MOTIVAÇÃO 
10. O seu "O quê" Precisa de um "Por quê". 
11. Você Consegue Dominar a sua Motivação. 
12. A Jornada É Melhor com Amigos. 
Passo 4 - Plano de Ação. 

PASSO 5 – FAÇA ACONTECER 
13. Uma Jornada Consiste de Muitos Passos. 
14. Você Pode Desencadear o Sucesso. 
15. Visibilidade É Essencial. 
Passo 5 - Plano de Ação. 

Antes de começar a expor Os 5 passos para alcançar os seus mais importantes objetivos, o livro começa apresentando a história de Heather Kampf, uma garota da universidade que obteve o reconhecimento por sua carreira motivadora ao correr os 600 metros. Heather Kampf é uma corredora altamente premiada, detentora de uma série de conquistas impressionantes, incluindo três maratonas nos Estados Unidos. Contudo, seu feito mais impressionante foi a conquista do primeiro lugar na final dos 600 metros no Big Ten Indoor Track Championship de 2008, depois de cair de cara no chão. Na corrida dos 600 metros, os corredores dão três voltas em um percurso de 200 metros. Quando se aproximava a terceira e última volta, Kampf estava em segundo lugar e prestes a assumir a liderança. Então, em um piscar de olhos, tudo mudou. 

"Eu estava fazendo um movimento para ultrapassar... e provavelmente não calculei o espaço necessário para minha passada longa, relembrou ela. "Senti o meu calcanhar tropeçar uma vez e, na segunda vez, soube que estava caindo."' Na verdade, Kampf não apenas caiu, como também se esparramou no chão. Ela derrapou em direção ao chão, seu rosto chocou-se contra a pista vermelha, e seu impulso levantou suas pernas por trás dela. Os espectadores ficaram sem fôlego. Foi uma queda dura que a colocou instantaneamente na última posição, bem atrás das demais competidoras, com praticamente nenhuma esperança de alcançá-las. 

Depois da citação do caso, o autor começa dizendo que quando se trata de alcançar nossos objetivos, sei que muitos de nós sentimo-nos dessa maneira. Começamos fortes e obtemos grandes progressos, ganhando força à medida que avançamos. Aí, começamos a descarrilar ou ficamos aquém das nossas expectativas. Nem sempre porém com bastante frequência, a maioria de nós olha para um conjunto de contratempos ou fracassos, com decepção e arrependimento. 

Nada simboliza melhor esse tipo de frustração do que as determinações de Ano-Novo. As pessoas fazem este tipo de promessa desde sempre, algumas pessoas fazem essas promessas todos os anos, e a maioria de nós já as fez no passado — seis em cada dez americanos fazem promessas de Ano-Novo pelo menos em alguns anos. Mas o fato de algo ser popular não significa que funcione. 


UM SISTEMA FALHO 

Hashtags como #promessafracassada começam a crescer nas redes sociais horas após o Ano-Novo. "Preparei-me para ir para a academia, arrumei meus equipamentos e fui comer um hambúrguer ao invés de ir treinar #promessafracassada", brincou uma mulher em 3 de janeiro. "Eu e minha irmã gêmea compramos roupas de treino idênticas em nosso aniversário, mas ainda não levantamos nada além do garfo", disse outra no dia seguinte. 

Eu aposto que a maioria de nós consegue identificar-se com essas situações. Geralmente, conseguimos aguentar algumas semanas. Entretanto, menos da metade persiste depois de seis meses. Menos de 10% são realmente bem-sucedidos. De fato, muitos de nós param de fazer promessas e determinações porque não as cumpriram no passado. Bem-vindo ao clube. Somos como tartarugas recém-nascidas, determinadas a atravessar as dunas para chegar ao oceano. Então, as gaivotas atacam a gente e começam a pegar cada um de nós. Algumas indústrias faturam em cima do nosso fracasso. As academias de ginástica vendem contratos de um ano, sabendo que a maioria dos clientes para de treinar algumas semanas depois de matricular-se. Certa feita, uma rádio fez uma matéria sobre uma rede de academias que tinha 6.500 membros matriculados em cada academia, mas espaço disponível para apenas 300 membros de cada vez. As academias podem dar-se ao luxo de vender acessos acima de sua capacidade, porque sabem que nos distrairemos ou desanimaremos e perderemos o interesse. Qual é a sensação de saber que as pessoas presumem que falharemos — e depois se beneficiam do nosso fracasso? 

Isso vai mais longe do que tweets engraçados e estatísticas tristes. Sejamos honestos. Seja qual for o momento em que decidimos fazer uma mudança e melhorar uma ou mais áreas de nossa vida, nossos objetivos refletem muitos de nossos desejos e aspirações mais importantes. Considere algumas promessas e determinações comuns que as pessoas fazem: 

• Perder peso, comer de maneira mais saudável. 
• Ser uma pessoa melhor.
• Gastar menos, economizar mais.
• Aprofundar o relacionamento com Deus.
• Passar mais tempo com a família/amigos.
• Exercitar-se com mais frequência.
• Aprender algo novo.
• Fazer boas ações com mais frequência.
• Encontrar o amor da minha vida.
• Encontrar um emprego melhor.

Geralmente, nossas resoluções dizem respeito à nossa saúde, finanças, relacionamentos e desenvolvimento pessoal. Eu entendo isso. Minha suposição dominante neste livro é que você é uma pessoa realizadora altamente educada, que quer crescer nos níveis pessoal, profissional, relacionai, intelectual e espiritual. E isso é importante porque, quando pessoas como você atingem todo o seu potencial, o mundo tem mais casamentos felizes, as crianças têm suas mães e pais à noite, as empresas têm líderes dignos de admiração e inspiração, e você tem a saúde e a vitalidade necessárias para alimentar seus sonhos. Com uma escolha intencional de cada vez, você transforma o mundo ao seu redor em um lugar melhor.

E é exatamente por isso que precisamos de um plano muito melhor. Sonhos como esses são importantes demais para serem confiados a um sistema falho.


UM PLANO MUITO MELHOR

Algumas pessoas dizem que a melhor maneira de alcançar nossos objetivos é definir apenas um ou dois. Para mim, porém, isso significa deixar muita coisa para trás — é provável que você também pense assim. Quer você seja um empreendedor, executivo, advogado, vendedor, designer, comerciante, médico, treinador, mãe ou pai, marido ou esposa, ou várias dessas coisas ao mesmo tempo, estamos falando sobre coisas que possuem uma enorme importância, certo? Então, por que deixar tantas esperanças sem cumprimento? Ao invés de reduzir, precisamos simplesmente de um sistema que funcione.

Tenho estudado o desenvolvimento pessoal e a realização profissional há décadas. E tenho-os praticado tanto em casa quanto no trabalho. Como ex-presidente de uma empresa de US$250 milhões e atual fundador e presidente de uma empresa de desenvolvimento de liderança de alto crescimento, utilizo um sistema comprovado de definição de metas que incorpora salvaguardas para muitas das armadilhas e falhas relacionadas aos objetivos e às metas comuns.

Ao longo dos anos, tenho visto resultados surpreendentes em minha própria vida e na vida de inúmeras pessoas com quem tenho compartilhado esse sistema. Todos os anos, conduzo milhares de pessoas nesse processo através de treinamentos individuais, seminários em grupo e um curso on-line de sucesso chamado 5 Dias para o Melhor Ano de sua Vida, Isso sem mencionar os milhões que leem meu blog e ouvem meu podcast.

Este livro vem de todo esse aprendizado, vivência e ensino. Com base em décadas de experiência prática e nas melhores pesquisas atuais sobre o cumprimento de metas e conquistas humanas, este programa foi projetado para ajudá-lo a encontrar lucidez, desenvolver a coragem e alavancar o compromisso necessário para atingir seus objetivos pessoais e profissionais mais importantes.


SEU ANO DE REVIRAVOLTA E PROGRESSO

Quando Heather Kampf chocou-se contra o solo, ela poderia ter ficado parada. Ela poderia facilmente desanimar e admitir aquilo que todo mundo já estava pensando - que sua corrida havia acabado. "Era como se um vácuo tivesse sugado toda a energia daquele lugar'', disse ela sobre o momento da queda. Um dos locutores até tentou amenizar o baque. Como a companheira de equipe de Kampf havia assumido a liderança, ele disse que tudo ficaria bem mesmo se ela chegasse por último.

Mas ela não chegou em último lugar.

"A primeira coisa que me lembro de ter visto após sentir que estava caindo foram as minhas mãos na pista e de impulsionar meu corpo para ficar de pé e começar a correr novamente", disse Kampf. Ela levantou tão rápido quanto caiu e começou a encurtar a distância em relação às outras competidoras. A multidão reagiu. "Quando comecei a ganhar velocidade, houve um som crescente de clamor e empolgação vindo da multidão", lembrou Heather. Para a perplexidade dos locutores e espectadores, ela ultrapassou uma corredora, depois outra e, finalmente, sua própria companheira de equipe, assumindo o primeiro lugar!

A história de Kampf proporciona uma ilustração poderosa daquilo que pode acontecer quando permanecemos no jogo e persistimos. Talvez você se sinta alguns passos para trás. Talvez você esteja na parte de trás do grupo e não consiga imaginar como pode recuperar o terreno perdido e alcançar seus objetivos. Contenha esse pensamento.

Ao invés disso, quero que você imagine a sensação de um ano de avanços e reviravoltas verdadeiramente positivas. Imagine-se daqui a 12 meses tendo alcançado seus objetivos principais em todas as áreas da vida. Pense em sua saúde. Qual é a sensação de estar em sua melhor forma na história? Qual é a sensação de ter energia para brincar com seus filhos durante horas, praticar seus hobbies favoritos e ter energia de sobra?

Você é casado ou casada? Qual é a sensação de ter aprofundado e enriquecido seu relacionamento mais relevante, de modo que você mal pode esperar para passar tempo com seu cônjuge? Imagine sua vida repleta de intimidade, alegria e amizade com alguém que compartilha suas prioridades mais importantes, seus objetivos mais importantes e que o incentiva e apoia da maneira como você sonhou por tanto tempo.

Pense em suas finanças. Qual é a sensação de estar livre de dívidas e ter dinheiro sobrando no final do mês? Imagine ter os recursos necessários para cobrir suas despesas, proteger-se contra o inesperado e investir no futuro. Pense em como é reconfortante ter bastante dinheiro guardado e como é gratificante proporcionar à sua família a vida que eles desejam e merecem.

Reflita por um momento sobre sua vida espiritual. Imagine ter uma sensação duradoura de algo transcendente em sua vida, de estar ligado a um propósito maior e a uma história maior. Imagine acordar grato e ir dormir satisfeito. Qual é a sensação de encarar os altos e baixos da vida tendo paz no lugar mais profundo de sua alma?

Imaginar essas possibilidades pode ser difícil para algumas pessoas. A vida pode parecer caótica e incerta, e a descrença é uma forma de prepararmo-nos para o pior. Mas acredito que a razão seja ainda mais profunda. A maioria de nós possui um longo histórico de não conseguir o que quer na vida. Talvez tenhamos definido alguns grandes objetivos que não alcançamos ou, talvez, o futuro tenha sido diferente daquilo que planejamos. Às vezes, a vida dá chutes com efeito contra o nosso gol. Todos nós já passamos por isso. O contratempo transforma-se em frustração, ira, tristeza e, por fim, em ceticismo. Pode ser que essa sensação esteja surgindo em você nesse exato momento.

Continue comigo. Independentemente do que tenha acontecido em seu passado — seja algo bom ou ruim —, é realmente possível fazer com que este ano seja o melhor ano de sua vida, mesmo nas áreas em que você sofreu graves adversidades. Eu vou mostrar a você como. Considere este livro como um convite para transformar os próximos 12 meses nos mais proveitosos e relevantes que você já vivenciou em sua vida até agora.


QUAL É A SUA PONTUAÇÃO NA VIDA?

Este É o Melhor Ano de sua Vida baseia-se em cinco pressupostos principais. Em primeiro lugar, a vida real é multifacetada. Nossa vida é mais do que nosso trabalho. É mais até mesmo do que nossas famílias. Na minha visão, nossa vida consiste em dez domínios (ou áreas) inter-relacionados:

1. Espiritual: Seu relacionamento com Deus.
2. Intelectual: Seu envolvimento com ideias relevantes.
3. Emocional: Sua saúde psicológica.
4. Física: A saúde de seu corpo.
5. Conjugai: Seu cônjuge.
6. Parental: Seus filhos (caso você tenha algum).
7. Social: Seus amigos e colegas.
8. Vocacional: Sua profissão.
9. Não vocacional: Seus hobbies e passatempos.
10. Financeiro: Suas finanças pessoais ou familiares.

Em segundo lugar, todos os domínios (ou áreas) são importantes. Por que? Todos afetam uns aos outros. Por exemplo, sua condução física afeta seu trabalho, e o estresse no trabalho afeta sua vida em casa. Toda essa interação significa que, caso você queira progredir em sua vida, deve destinar a atenção apropriada a cada domínio.

Em terceiro lugar, o progresso só começa quando você toma ciência de sua posição atual. Talvez você tenha uma vaga sensação de que as coisas estejam fora de rumo da sua carreira, mas não, esteja plenamente ciente de sua verdadeira situação. Ou talvez você sinta que seu casamento tenha-se tornado apático ou rotineiro mas não teve coragem de admitir que está confinado.

Em quarto lugar, você pode melhorar cada um dos domínios de sua vida. Independentemente do que esteja acontecendo no mundo, ou quão frustrado ou fora de combate você esteja se sentindo, não se conforma com a situação. É realmente possível obter progresso e crescimento pessoal relevante.

E isso me leva ao quinto e último pressuposto: a confiança, a felicidade e a satisfação com a vida são subprodutos do crescimento pessoal. Uma das melhores maneiras de superar todas as incertezas que vivenciamos no mundo e progredir em nossos objetivos mais importantes é tornarmo-nos plenamente conscientes do quanto de controle e poder de intervenção realmente temos. Isso é muito mais profundo do que você imagina.

Para ter uma noção de sua posição atual, recomendo que você faça um teste on-line rápido e fácil chamado LifeScore Assessment (Avaliação de Pontuação da vida, em tradução livre). De modo intencional, você pode projetar um grande crescimento nos domínios mais importantes de sua vida durante o próximo ano, só que você precisa saber exatamente onde está para identificar os domínios que precisam de mais atenção. Talvez você esteja tendo sucesso no trabalho, mas sua saúde esteja sofrendo. Ou talvez você esteja fazendo um ótimo trabalho no relacionamento com sua família, mas não tenha um plano acionável para recorrer às suas economias no caso de uma emergência.

Projetei o LifeScore Assessment para ajudar você a identificar rapidamente as áreas em que precisa melhorar e medir o seu crescimento pessoal ao longo do tempo. Se você ainda não fez a avaliação, acesse BestYearEver.medifescore e obtenha a sua pontuação. É rápido e fácil. O processo inteiro demora apenas dez minutos. E o melhor de tudo é que este teste dará a você a percepção necessária para começar o melhor ano de sua vida. Mas ISSO é apenas o começo.


O CAMINHO À FRENTE

Permita-me fornecer uma visão geral de onde estamos indo. Dividi meu processo de cumprimento de metas em cinco passos simples.

No 1º Passo, vou ajudá-lo a vencer quaisquer dúvidas que possa nutrir sobre a possibilidade de vivenciar o melhor ano de sua vida. Só podemos alcançar nossos objetivos se acreditarmos que podemos alcançá-los. Esse passo irá ajudá-lo a abandonar crenças limitadoras e imaginar o que um ano revolucionário pode significar para a sua vida.

No 2º Passo, falarei com você sobre colocar um ponto final no passado. Arrastar o pior do passado para o melhor do futuro é outra razão pela qual deixamos de alcançar nossos objetivos. Se colocarmos um ponto final no passado, especialmente naqueles esforços que não foram recompensados e não deram certo, poderemos ingressar no futuro com mais confiança. Não estou falando sobre cavar fundo em sua infância, apenas nos últimos anos. Irei fornecer a você um sistema de quatro estágios para analisar o que funcionou e o que não funcionou, de modo que você possa seguir em frente com a sabedoria e o discernimento de que precisa para projetar o ano que está por vir. Até mesmo mostrarei a você como algumas de suas maiores frustrações do ano passado apontam para suas maiores oportunidades no próximo ano.

Em seguida, no 3° Passo, fornecerei a você uma estrutura, dividida em sete partes, para definir metas que realmente funcionem. É nesse ponto que você assiste seus sonhos ganharem vida à medida que molda sua visão para os próximos meses. Parte do problema das metas e determinações típicas é que elas são mal projetadas. Exercitar-me com mais frequência" ou "Gastar menos, poupar mais falham em inúmeros casos. Dentre outras coisas, os objetivos efetivos são específicos e mensuráveis. Objetivos mal formulados são objetivos facilmente esquecidos. Em compensação, esta estrutura comprovada proporcionará a você um portfólio de objetivos relevantes e eficazes.

Outro grande motivo pelo qual os objetivos não são atingidos é o tato de não estarmos suficientemente motivados para alcançá-los. Sem uma razão convincente para persistir, perdemos o interesse! Ficamos distraídos ou nos esquecemos do que pretendíamos fazer.

No 4º Passo, apresentarei o motivador mais poderoso que conheço: o seu porquê. Quando aprender isso, você não poderá ser parado — mesmo quando as coisas ficarem difíceis e os obstáculos surgirem em seu caminho. Também mostrarei um truque à prova de falhas para permanecer motivado ao cultivar novos hábitos benéficos.

Por fim, no 5º Passo, vamos juntar todas as peças e capacitá-lo a agir com as três melhores táticas que conheço para cumprir os objetivos que você definiu. A maioria dos objetivos deixa de ser cumprido porque não usamos táticas de implementação de sucesso comprovado. Vencer uma batalha requer tanto estratégia quanto tática. Mas, a menos que alguém nos mostre o que funciona melhor para atingirmos nossos objetivos, dependemos da sorte ou das dificuldades para descobrirmos isso por conta própria. Esse passo ajudará você a melhorar a curva de aprendizado. Neste ponto, você aprenderá o poder dos pequenos próximos passos, dos Gatilhos de Ativação e da revisão regular de objetivos para vencer os obstáculos que surgirem em seu caminho.


PARA CONCLUIR

Este próximo ano será apenas mais um ano, não muito diferente dos demais, ou você fará dele o seu ano de progresso e reviravolta? Você não precisa passar mais um ano desanimado ou desapontado por não estar obtendo o progresso que deseja. Se você deseja deixar de ficar frustrado e confuso e tomar-se lúcido, confiante e capacitado para conquistar o melhor ano de sua vida, estou convencido de que o livro Este É o Melhor Ano de sua Vida possui as respostas que você está procurando. Vamos mergulhar.

Para adquirir este livro, é só clicar na imagem acima. 

Nenhum comentário: