segunda-feira, 19 de setembro de 2022

CASTROCHAVISMO: CRIME ORGANIZADO NAS AMÉRICAS [Resenha 083/2022]


Em Castrochavismo, crime organizado nas Américas, é um livro composto por uma série de artigos e ensaios, escritos por Carlos Sanchez Berzain, nos quais ele denuncia e disseca os abusos dos ditadores modernos, a evolução do exercício da tirania, o pronunciamento armado e violento pelo populismo e o engano aos votantes. Tudo com o objetivo de se perpetuar no poder às custas do que for, inclusive de cometer delitos próprios da máfia siciliana. O assassinato da separação dos poderes, a decapitação de Montesquieu ocorre agora – seja seu nome Lula, Maduro, Morales, Ortega ou Correa – sob a teórica legitimidade do que foi conseguido em um teatro de aparência democrática. Sempre sob a diretriz de alguém de sobrenome Castro, seja Fidel ou Raúl.

O autor é advogado especialista em direito constitucional e mestre em ciência politica e sociologia. Foi ministro de Estado da República da Bolívia cinco vezes. É cientista politico e defensor histórico das liberdades fundamentais e do controle constitucional na Bolívia. Autor de várias obras, comentários e artigos sobre questões de constitucionalidade, liberdade, democracia e institucionalidade nas Américas.

O autor Conceitua castrochavismo como “o sistema de crime organizado transnacional que usurpa o poder político em Cuba, Venezuela, Bolívia e Nicarágua, e que deve ser tratado como crime organizado, não como um processo político”. A realidade mostra que é uma organização criminosa ditatorial, a qual detém o poder com “terrorismo de Estado”, cometendo institucionalmente todos os tipos de crimes, inclusive contra a humanidade, e transformando os países que controla em “narco-estados”, bases de apoios e fontes de terrorismo e conspirações internacionais.

A importância de saber o que é o castrochavismo, onde está, como opera e ameaça todos os países e povos livres das Américas, pode ser vista na situação dos povos de Cuba, Venezuela, Bolívia e Nicarágua, que foram submetidos a um estado de total indefesa, pobreza e dependência crescente.

O livro é composto por sessenta artigos, distribuídos em seis partes, tem como como objetivo proporcionar a oportunidade de comparar conceitos e fatos com a realidade objetiva. O castrochavismo atua no Brasil, já teve acesso ao governo, mas não conseguiu destruir sua democracia; porém, não esqueçamos que um de seus princípios é o da conspiração permanente.
_______
BERZAÍN, Carlos Sánchez. Castrochavismo: crime organizado nas Américas. - São Paulo: Editora Hábito, 2022.

Disponível em todos os formatos

Nenhum comentário: