terça-feira, 2 de agosto de 2022

EDUARDO GALEANO - OBRAS ESCOLHIDAS [Resenha 072/2022]


Eduardo Hugles Galeano nasceu na capital do Uruguai, Montevidéu, no dia 03 de setembro de 1940. Aos 14 anos de idade vendeu sua primeira charge política para o jornal “El Sol”, do Partido Socialista. Foi apenas no final da década de 60 que sua conseguiu firmar-se como jornalista e chefe de redação em um jornal semanal, trabalhando ao lado de importantes colaboradores. Com a instauração do regime militar no Uruguai, nos anos 70, foi perseguido pela publicação de seu livro “As Veias Abertas da América Latina”, que é uma obra considerada referência da esquerda política, onde o autor analisa a história da América Latina desde o colonialismo, até o século XX.

Neste volume, que me levou a conhecer mais este autor uruguaio que marcou a literatura das décadas de 1970 e 1980, a L&PM editoras nos agracia com quatro obras:

VAGAMUNDO – Publicado em 1973, reúne várias narrativas curtas de Eduardo Galeano. Estes contos/relatos estão impregnados do estilo do autor, que revisita seus ancestrais mantendo sempre uma visão de estranhamento em relação às coisas da vida.

O TEATRO DO BEM E DO MAL - Este livro traz textos escritos no estilo de Eduardo Galeano - misto de reflexão, conto, artigo e ensaio. Com ironia e humor, abordam questões no plano social, econômico, político, militar e ecológico. Os principais assuntos tratados são - o Oriente Médio, o futuro da água no planeta, o terrorismo e a busca pela felicidade. Nesta obra, Galeano se propõe a esmiuçar a evolução e a história humana.

O LIVRO DOS ABRAÇOS - é uma coleção de histórias curtas e muitas vezes líricas, apresentando as visões de Galeano em relação a temas diversos como emoções, arte, política e valores. A obra também oferece uma crítica mordaz à sociedade capitalista moderna, com o autor defendendo aquilo que acredita ser uma mentalidade ideal à sociedade.

DIAS E NOITES DE AMOR E DE GUERRA - são histórias vividas em épocas de violência e intolerância. Relatos que resgatam a memória do terror étnico e político pelo mundo, com ênfase nos 'anos de chumbo' da América Latina. A rotina daqueles que, por motivos políticos, se viam obrigados a abandonar suas casas, seus países, parentes, formando uma enorme diáspora de uruguaios, argentinos, brasileiros, paraguaios, chilenos etc. As pequenas e as grandes tragédias de uma época em que as ditaduras militares, com violência, ocupavam quase a totalidade dos países latino-americanos. Eduardo Galeano procura recuperar, neste livro, as histórias, os homens comuns, o cotidiano destes anos de resistência à intolerância.
______
GALEANO, Eduardo. Obras Escolhidas. Porto Alegre, RS: L&PM Editores, 2022. 512p.

Disponível na LPM Editores e Amazon

Nenhum comentário: