terça-feira, 28 de junho de 2022

PIEDADE PERVERTIDA: UM MANIFESTO ANTIFUNDAMENTALISTA EM NOME DE UMA TEOLOGIA DE TRANSFORMAÇÃO [Resenha 058/2022]


Duas verdades acerca desse livro: (1) Este livro denuncia a perversão da piedade na construção fundamentalista da fé evangélica, pois cria um ambiente asfixiante para a vida, tão marcada pelo incidental e a carência de transformação. (2) O livro é uma avaliação crítica aos modelos eclesiásticos contemporâneos, que, apesar de se identificarem como evangélicos, nutrem um catolicismo medievalesco e um misticismo pagão. Para a construção de uma Igreja pautada nos valores bíblicos, é preciso superar o absolutismo fundamentalista, que tende a priorar mais os sistemas ou os dogmas do que as pessoas.

O autor afirma que este livro tem como objetivo desmascarar o fundamentalismo. A obra esta longe de ser exaustiva. Ela é apenas introdutória, apresenta o essencial e conclama para a ação. O livro é composto por 18 capítulos onde o autor, começa com uma breve introdução e em seguida o autor escreve um testemunho pessoal, em que demonstra sua indignação para com aqueles líderes que discordam de algo como o apelo para que o indivíduo reconheça Cristo como Salvador. Para o autor, há fundamentos da fé importantes a serem consumados, e um destes fundamentos é justamente a confissão pública. Sua crítica dirige-se ao fundamentalismo, o qual o autor acredita se tratar de um abandono severo da fé cristã.

No entendimento do autor, para se libertar do fundamentalismo, a única solução é a volta aos ensinos da Reforma. Para ele, um erro que se comete é o de olhar para esse feito como um evento histórico passado, quando na realidade, ele é um paradigma cristão que deveria nos nortear ainda hoje. Com os princípios da Reforma protestante a igreja atual entenderia a necessidade de se conhecer a Deus e de ser subserviente somente a Ele, sabendo analisar criticamente a postura de uma igreja que se desvia para longe dos caminhos bíblicos e se aproxima cada vez mais da deturpação medieval contra qual os reformadores tanto lutaram.
_______
GOUVÊA, Ricardo Quadros. Piedade Pervertida: um manifesto antifundamentalista em nome de uma Teologia de Transformação. São Paulo, SP: Editora Recriar, 2021.

Disponível na Editora Recriar

Nenhum comentário: