terça-feira, 25 de janeiro de 2022

TU ÉS DIGNO: UMA LEITURA DE APOCALIPSE [Resenha 010/2022]


APOCALIPSE É UM LIVRO DE PROFECIA, REVELAÇÃO OU ADORAÇÃO?

PROFECIA - o Livro de Apocalipse é profético porque apresenta as reais possibilidades e desdobramentos das decisões e atitudes humanas diante das intervenções divinas na história. O livro é profecia de Deus porque mostra o que pode acontecer como resultado de minhas escolhas pessoais, sociais e principalmente das escolhas da igreja.

REVELAÇÃO - Apocalipse também é revelação. Este é o seu título em grego: Revelação de Jesus Cristo. O título do livro nos mostra que ali eu encontro algo revelado sobre o próprio Jesus Cristo e sobre tudo que foi desvendado pelo Senhor mesmo.

Assim o texto de Apocalipse é o relato de uma visão extraordinária, e de certo modo inexplicável, que João tem a incumbência de narrar. Então ele faz uso dos recursos estilísticos de que dispõe, das referências sobre as antigas escrituras, da nascente reflexão evangélica e apostólica, da força da nova comunidade cristã para quem ele dirige seu texto e de muita criatividade para passar sua mensagem visionária.

Portanto, Apocalipse é um mix de profecia e revelação. Jesus Cristo dá-se a conhecer e traz o ser humano para a responsabilidade das suas decisões históricas e eternas.

ADORAÇÃO - Contudo, o autor afirma que o livro de Apocalipse também é sobre adoração. “Estudando sobre louvor e adoração e como isso aconteceu e acontece na vida da igreja de Cristo, fui atraído às páginas do último livro da Bíblia com este filtro, e com grata surpresa me vi forçado a constatar: nenhuma passagem no Novo Testamento, texto ou livro é tão festivo ou apresenta tantos registros de adoração e louvor como o livro do Apocalipse. Um brado de adoração a partir das vozes de todas as criaturas existentes no céu, na terra, debaixo da terra e no mar. Assim é o livro de Apocalipse”.

Para o autor, além de maldições e relatos de desgraças, tribulações e tragédias; saltou-me a convicção de que, sendo o Cordeiro o Senhor da história e da eternidade, qualquer movimento em Sua direção deve ser de adoração. E é disso que Apocalipse está completamente recheado!

É a esperança em tempos de crise que move a igreja de Apocalipse a sempre ter como foco principal e objetivo de sua vivência histórica a glorificação eterna daquele que está assentado sobre o trono e do Cordeiro, afinal, a salvação, a glória, e o poder pertencem ao nosso Deus, pois os seus juízos são verdadeiros e justos (Ap 19.1-2). Apocalipse é um grande e triunfante convite à adoração, e eu me somo a este convite nas páginas que seguem.
____________
Nogueira Filho, Jabes. Tu és digno – Uma leitura de Apocalipse. Curitiba, PR: A.D. Santos Editora, 2021. 200 p.

Disponível nas plataformas:
A.D. Santos Editora e Amazon

Nenhum comentário: