segunda-feira, 2 de novembro de 2020

O PAI NOSSO [Resenha 155/20]


“Ensina-nos a orar”, pediu um dos discípulos a Jesus. Este foi, talvez, o mais sábio de todo os pedidos jamais feito por qualquer dos seguidores de Cristo. Propiciou-nos uma resposta que, desde então, tem ensejado a reflexão dos cristãos em todos os tempos e levando muitos a preencher páginas de preciosos escritos sobre o que está implicado nela.

Pais da igreja, reformadores, puritanos, ortodoxos, neo-evangélicos e liberais tem se detido, ao longo do tempo, no estudo deste pequeno modelo de oração que encerra, com poucas palavras, a profundidade do conhecimento essencial àqueles que querem orar de modo adequado, segundo a vontade de Deus.

A presente obra mostra familiaridade com o que de melhor já se escreveu sobre o assunto. Rica em citações bibliográficas, perquiridora e profunda, apresentam com propriedades as opiniões mais importantes dessa variedade de autores. Mas faz muito mais. Oferece ao leitor um verdadeiro compêndio de doutrinas bíblicas. Afeito a longos anos de cátedra da Teologia Sistemática, o autor usa a oração do “Pai Nosso” como método para desenvolver seu estudo de alguns dos principais temas teológicos sobre Deus, o diabo, o homem, o pecado, o perdão, a obra redentora de Cristo, a santificação, as Escrituras e os sacramentos, dentre outros. Sua análise é cuidadosa, comprometida com a exegese bíblica e rica em citações das Escrituras e dos nossos credos, como convém à boa prática reformada.

Mas não pense o leitor ter em mãos apenas uma obra acadêmica. Este é também um livro prático e devocional, escrito por um pastor ao seu rebanho. Com próprio autor explica: “Este livro é resultado de uma série de pregações que fiz em minha antiga Igreja, Presbiteriana de Vila Guarani, São Paulo, Capital, nos cultos dominicais, no período de 17/11/91 a 19/09/93, com alguns pouco recessos de férias e viagens. O meu plano era expor o assunto no máximo em oito semanas, mas acabei por me envolver com o tema, considerando oportuno o seu estudo de modo um pouco mais detalhado para toda a Igreja”.

Portanto, a preocupação dominante é ensinar o crente a relacionar-se corretamente com Deus e, assim, a orar corretamente. Aplicações decorrentes da doutrina, advertências, apelos cristãos e até pequenas súplicas dão o tom pastoral do autor que, além do magistério teológico, exerce também o ministério da Palavra e do cuidado de almas.

O livro, além do prefácio e introdução, está dividido em três partes. Cada uma tem sua própria introdução e capítulos, tudo isto exposto em 319 páginas. Esta obra que muito contribuirá para um melhor conhecimento de Deus e do que ele requer de nós. Orar corretamente o “Pai Nosso” implica em conhecer a Deus, a nós mesmos e o nosso adversário, o diabo. Este livro certamente o levará a compreender estas implicações e o desafiará a encarar com mais seriedade seu relacionamento com Deus.
___________________
COSTA, Herminsten Maria Pereira da. O Pai Nosso: temas teológicos analisados a partir da oração ensinada por Jesus. São Paulo, SP: Editora Cultura Cristã, 2001. 319p.

Nenhum comentário: