segunda-feira, 12 de outubro de 2020

BOX HEROIS DA IGREJA [Resenha 149/20]


Ao longo da História, diversos nomes significativos revolucionaram seu tempo e impactaram a sociedade a qual estavam inseridos. A coleção Heróis da Igreja percorre dois milênios de uma história vibrante e comovente, protagonizada por homens e mulheres que deixaram sua marca como testemunhas de Cristo em momentos dramáticos e cruciais para o povo de Deus.

O Box Heróis da Igreja foi compilado pelo professor norte-americano de Filosofia da Religião e Ética Cristã, Al Truesdale, no Nazarene Theological Seminary. Com um caráter inspirativo e de maneira didática e inovadora, a coleção apresenta a vida daqueles que a tradição cristã decidiu nomear como heróis. A obra está dividida em a coleção está dividida em cinco volumes, representando cinco eras.

O primeiro volume, A Era Primitiva, aborda como os escritos de apóstolos se tornaram referências atemporais para estudos bíblicos e sociais. Entre os nomes presentes, estão Hipólito de Roma, Clemente de Alexandria e Cipriano de Cartago. Já a segunda parte, A Era Medieval, apresenta 23 personagens como Francisco de Assis, Juliana de Norwich e Catarina de Sena, refletindo o período conturbado da Idade Média.

A Era da Reforma é o terceiro livro da coleção e retrata as sérias de divisões dentro da Igreja Católica, que perduram até os dias atuais. Neste momento, o autor cita Catarina de Gênova, Martinho Lutero, João Calvino e raridades da Igreja Ortodoxa do Oriente, como o teólogo Metrofánes Critopoulos de Alexandria.

Um pouco mais próximo dos dias atuais, A Era Moderna é a quarta obra do box que aborda os desafios e oportunidades deixadas pela modernidade. Além disso, apresenta teoria da evolução humana a partir dos preceitos bíblicos. Este volume inclui nomes como Jonathan Edwards, John Wesley, Søren Kierkegaard, Charles Spurgeon e Teresa de Lisieux.

Por fim, o quinto e último livro, Era Contemporânea, mostra como o Cristianismo cresceu nos últimos séculos, mesmo sendo um período regrado pelas influências marxistas e freudianas. Madre Teresa, C. S. Lewis, João Paulo II e Martin Luther King Jr. são alguns dos nomes que apresentam testemunhos.

Além de ser um recurso para a leitura devocional, percorrer as páginas de “Heróis da Igreja” traz uma oportunidade singular de rememorar grandes momentos da história cristã e colocar-se em contato com pensamentos, dilemas, anseios e ideais de personalidades que influenciaram de maneira significativa a sociedade de sua época, sem medo de professar a fé em Jesus Cristo.

Conhecer o contexto em que viveram nossos heróis e heroínas revela por que essas pessoas inspiram os cristãos de hoje como fizeram no passado. Revisitá-los proporcionará ao leitor edificantes momentos de estudo, ao passo que lhe dará uma forte base para sua jornada de fé.
___________________
TRUESDALE, Al (org.) Heróis da igreja: grandes nomes da historia do cristianismo, 5 volumes. São Paulo, SP: Mundo Cristão, 2020.

Nenhum comentário: