sexta-feira, 27 de março de 2020

O QUE JESUS BEBERIA? [Resenha 038/20]


A Bíblia é um livro frustrante para muita gente. Muitas vezes ela diz e ensina coisas que preferiríamos não ouvir, e apresenta Deus sob aspectos desconcertantes para aqueles que gostariam de ser conhecidos por sua piedade. Mas, visto que o homem é um extraviado e anda em busca de muitos estratagemas e intrigas (Ec 7.29), desenvolvemos vários métodos para contornar este problema que a Bíblia cria. Nos círculos teológicos, as maneiras de fazer rodeio em torno do que as Escrituras realmente ensinam podem ser reduzidas a duas categorias amplas — a abordagem liberal, ou modernista, e a conservadora.

A abordagem liberal rejeita a autoridade prática da Escritura, mas às vezes é mais confiável quanto ao que o texto da Escritura realmente diz do que a abordagem conservadora. Isso é verdade, muito embora os conservadores sejam os que corajosamente professam que a “Bíblia é a inerrante Palavra de Deus, sem erro em tudo o que afirma”.

E isso é notável quando – Levante a questão do álcool em sua igreja local e você será obrigado a ouvir várias opiniões e pontos de vista diferentes sobre como o cristão deve responder. A ironia consiste em dois fatos: (1) muitos conservadores, que lutam pela autoridade infalível da Escritura em todos os tópicos de que ela fala, simplesmente não querem nem pensar que a Bíblia consente na presença de uma garrafa âmbar de uísque Glenfiddich no escritório de um homem piedoso. Mas a Bíblia é favorável a isso (Dt 14.26). (2) muitos conservadores reconhecem mansamente como cordeiros que a Bíblia não proíbe bebida alcoólica (muito ao contrário), mas continuam dizendo que, por amor de um “bom testemunho”, ainda devemos renunciar a isso.

Pois bem. Joel McDurmon é um tipo de crente conservador. Ele se dispõe a ir aonde a Bíblia diz que podemos ir, mesmo que seja o corredor de vinhos do supermercado. Ele se dispõe a sentar-se com os apóstolos para partilhar uma refeição, mesmo que o estabelecimento que serve o almoço tenha cerveja à venda. Ele se dispõe a beber o que a Bíblia diz que podemos beber. E neste livro ele faz um excelente trabalho, expondo diante de nós as razões escriturísticas para isso tudo. Ele começa onde todas as nossas lições sobre comer e beber deveriam começar, que é na Ceia do Senhor, e depois passa a discutir as palavras que o Espírito Santo escolheu para revelar a sua vontade sobre este assunto. Depois ele trata de algumas objeções comuns, que talvez você, leitor, provavelmente ouviu antes. Este livro é pequeno, mas há muita coisa aqui.

Com uma combinação convincente de teologia bíblica, exegese escriturística e história cultural judaica, o autor Joel McDurmon aborda a questão com uma clareza e honestidade que é tanto revigorante como rara.

Tomar uma posição neutra em qualquer debate não é o estilo de McDurmon, e certamente não é a estratégia deste livro. O autor não se limita a responder a pergunta do título; passa também a mostrar que comida e bebida, e o ato de comer ou beber em si, há muito têm sido coisas simplesmente tomadas como corriqueiras pelos cristãos modernos.

O Que Jesus Beberia? Um estudo cheio do Espírito não é apenas mais um livro chato sobre doutrina e prática cristã; é um estudo rico, cheio da bondade e graça de Deus. É um livro intensamente prático sobre a alegria da celebração e sobre as bênçãos da comunidade da aliança.
___________
MCDURMON, Joel. O que Jesus beberia? Um estudo cheio do Espírito. Brasília, DF: Editora Monergismo, 2012. 150p.

Nenhum comentário: