quinta-feira, 20 de setembro de 2018

PONTO DE IMPACTO [Resenha]


BROWN, Dan. Ponto de Impacto. São Paulo: Editora Arqueiro, 2005. 


O AUTOR E O SEU LIVRO 


Dan Brown é o autor de suspense mais popular da atualidade, com mais de 150 milhões de livros vendidos. Seu mega-seller O Código Da Vinci já vendeu mais de 80 milhões de exemplares em todo o mundo. Ele também escreveu Anjos e Demônios, O Símbolo Perdido, Inferno, Fortaleza Digital e Ponto de Impacto. Dan é casado com a pintora e historiadora da arte Blythe, que colabora nas pesquisas de seus livros. Ele mora na Nova Inglaterra, nos Estados Unidos. 

Ponto de Impacto foi lançado em 2001, e com diálogos inteligentes, dinâmicos e engraçados, a obra traz personagens marcantes e brilhantes. Com fascinantes informações sobre a NASA, a comunidade de inteligência e os bastidores da política americana, sem falar na polêmica discussão sobre a possibilidade de vida extraterrestre, Ponto de Impacto revela o amadurecimento de Dan Brown como escritor, escreve com fluência de alguém que, não só sabe sobre o que versa, como também gosta muito, reunindo todas as qualidades que o transformariam em um fenômeno mundial com o livro que seria publicado logo em seguida: O Código da Vinci. Aqui, ele envolve ficção com realidade com certa primazia e os enredos são trabalhados com esmero no que trata de informações. O livro todo se passa em basicamente três dias! Para quem está acostumado a ler os livros de Dan Brown e participar da Saga Robert Langdon, é importante lembrar que este não faz parte da coleção do famoso professor de Simbologia. 


CENÁRIO E BASTIDORES 

O cenário é o Polo Ártico, berço da Geleira Milne, no Hemisfério Norte, é exatamente neste local, que um novo satélite da NASA encontra um estranho objeto escondido nas profundezas do Ártico, de aproximadamente 190 milhões de anos que comprova a existência de vida no espaço, a agência espacial aproveita o impacto da sua descoberta para contornar uma grave crise financeira e de credibilidade. 

Para dar credibilidade a descoberta sem margens de refutação, o presidente convoca cinco civis para estudarem o meteorito e comprovarem sua legitimidade: três cientistas, altamente credenciados cada um na sua especialidade, Mike Tolland, um oceanógrafo apresentador de programa científico, documentário semanal de alto índice de audiência e Raquel Sexton, uma depuradora do NRO (responsável por elaborar relatórios para a Casa Branca de todos os assuntos que qualificar como importantes) que estrategicamente foi chamada por ser filha do senador Sexton, rival do presidente. 


A DISPUTA POLÍTICA E A NASA 

Sedgewick Sexton - Senador e candidato à presidência, um homem perigoso, ambicioso e sem escrúpulos que quer de todas as formas, chegar à Casa Branca. O candidato Sexton, tem como principal tema de campanha, a desmoralização da NASA, a divulgação das vultuosas quantias que são gastas com suas experiências e o baixo índice de sucesso que ela obtém. 

Zachary Henry - O presidente dos Estados Unidos, está sofrendo ataques constantes do seu adversário, acredita na NASA e no poder que ela confere ao país com suas pesquisas, além de controlar tudo que se refere ao espaço, mais do que isso quer protegê-la dos investidores que gostariam de poder dividir o espaço em pedaços e vendê-los como lotes, inclusive espaços para mídia como outdoor nos lotes e merchandising em foguetes. 


RACHEL SEXTON – NOSSA HEROÍNA 

Mas, falando mais especificamente de Rachel Sexton, pois ela é a nossa heroína. Ela é uma importante analista do “NRO” (Escritório Nacional De Reconhecimento) dos E.U.A., que é convocada pelo próprio Presidente para dar aval e credibilidade ao descobrimento que pode justificar quaisquer gastos adicionais que a agência “NASA” (Administração Nacional da Aeronáutica e do Espaço) tenha empregado em seus anos de atividade. Rachel é filha do Senador Sedgewick Sexton, principal, e forte, opositor do Presidente e da própria NASA. Depois da exposição esclarecedora que a própria Rachel participa, vamos percebendo que o que tinha ares simples de uma eventual jogada política, se mostra algo muito mais complexo e impactante. 

Os demais membros da equipe são compostos por: Corky Marlinson, um astrofísico muito engraçado que dá um up para a história, Wailee Ming, paleontólogo e o famoso "sabe tudo" da história, Dra. Norah Mangor, a glaciologista "dona" da plataforma Milne e de um humor péssimo, e Michael Tolland, um oceanógrafo, produtor de documentários, famoso mundialmente e o galã da trama, além de Rachel Sexton a nossa querida protagonista, dona de uma inteligência invejável e de um corpo exuberante (como sempre nas histórias de Brown). 

Lembrando que, enquanto, em Washington, as equipes do presidente e do senador, respectivamente Tench e Gabrielle travam batalhas políticas na base da informação, Rachel está junta aos outros civis, escolhidos para corroborar na confirmação e divulgação do achado, no Ártico, há milhares de quilômetros de distância da civilização. Tudo estava indo muito bem até que indícios de fatores que colocam em dúvida todo o trabalho da NASA vão aparecendo. Elementos sem uma prévia explicação linear ou funcional começam a surgir e levantar a suspeita de uma possível fraude. 

O grupo vai tentando entender o que está ocorrendo e quanto mais vão suspeitando e comprovando que algo está errado, vão reunindo provas de que o meteorito é falso. Diante disso, surge o grande vilão da história que é nada mais e nada menos que alguém inserido no panteon do governo dos Estados Unidos, conhecido até então como o controlador, líder de uma força assassina, a Força Delta, composta por três assassinos treinados que tem por finalidade única a eliminação de qualquer um que ameace o segredo em torno da mais nova descoberta da NASA. Portanto, um a um dos cientistas vão sendo eliminado por um inimigo altamente perigoso e importante. Os protagonistas lutam contra assassinos profissionais e o tempo para impedir que o Presidente dos Estados Unidos faça uma declaração errônea a respeito da grande descoberta da NASA. Contudo, eles não conseguem imaginar que quem está por traz da armação é o diretor do NRO, chefe da depuradora e que nem o presidente dos Estados Unidos e nem a NASA tem conhecimento do fato. 


PALAVRA FINAL 

Um livro que irá te prender até a última página e que guarda segredo que nem o próprio Presidente fazia ideia. Brown possui um ritmo já bem característico e muito enraizado nos seus livros. A forma como ele mistura fatos reais com fictícios sempre me desperta a curiosidade e algumas vezes eu faço pesquisa sobre cada um dos temas de cada um dos livros dele. Nesse livro encontramos informações sobre toda a comunidade de inteligência dos Estados Unidos, sobre a NASA e, acima de tudo, sobre a polêmica discussão sobre a existência de vida extraterrestre. 

Um fator muito legal é de que a narrativa instiga e a vontade de saber o próximo acontecimento, a próxima ação, faz com que a leitura, não só seja agradável, como também dê desejo de ler página por página com aquele apetite por respostas. Em todos os livros acontecem isso e quando tudo parece resolvido, Brown pode, ou não, reverter a história ou acrescentar mais intriga no contexto. Deixo vocês com um gostinho do que espera vocês dentro das páginas desse livro! 


RECOMENDO 
Livro Disponível pela Editora Arqueiro no link
http://www.editoraarqueiro.com.br/livros/ponto-de-impacto/

Nenhum comentário: