quinta-feira, 27 de outubro de 2016

SALVOS PELA FÉ NO ANTIGO TESTAMENTO


SALVOS PELA FÉ NO ANTIGO TESTAMENTO (2 Timóteo 3.14-17)

Nesses versículos, o apóstolo Paulo está exortando Timóteo e os cristãos de Éfeso (e a nós também) a continuarem, persistirem e cumprirem as Escrituras, por que elas nos mostram como viver a vida cristã. Especificamente, ele está dizendo que elas nos dão a sabedoria que conduz à salvação pela fé em Jesus Cristo. Essa exortação do apóstolo é um fato bastante extraordinário se considerarmos que Paulo era, afinal de contas, um apóstolo. Ele mesmo era um canal de revelação. O Senhor Jesus o designara para servir como seu emissário, seu próprio embaixador, tendo investido Paulo da sua própria autoridade.

Nesse sentido, é absolutamente impressionante vê-lo exortando Timóteo a viver segundo o Livro. O próprio Paulo era um instrumento de revelação, mas direciona Timóteo ao Livro, às Escrituras. Paulo viria a escrever a maior parte do Novo Testamento, mas está direcionando Timóteo ao Livro que já existe. Nesse caso ele se refere às Escrituras Hebraicas. É claro que, em última análise, o que o apóstolo diz é aplicável ao cânon total da Bíblia, tanto o Antigo quanto o Novo Testamento.

Assim, Paulo está direcionando Timóteo ao Livro como o alicerce da vida; está dizendo ao seu jovem ministro para continuar, persistir e permanecer nas Escrituras. Ele está dizendo que o cânon que Timóteo tinha na época era suficiente para lhe dar sabedoria que leva à salvação, a qual é recebida pela fé em Jesus Cristo. Surpreendentemente, Paulo está falando sobre o Antigo Testamento.

Quando quis provar a doutrina da salvação somente por meio da fé exclusiva em Cristo, em que fonte ele buscou? No Antigo Testamento. Em Romanos, Paulo cita diretamente a vida de Abraão para provar a justificação pela graça por meio da fé (Rm 4.1-3). E ele está dizendo o mesmo a Timóteo, que a sua Bíblia – as Escrituras Hebraicas – é capaz de lhe dar a sabedoria que conduz à salvação pela fé me Jesus Cristo. Então, viva e ministre de acordo com a Palavra, Timóteo. Viva segundo o Livro.

IN: Firme Fundamento: A inerrante Palavra de Deus em um mundo errante. p. 37-39. Editado por Gabriel N. E. Fluhrer (Anno Domini).

Nenhum comentário: