sábado, 24 de outubro de 2015

A TEOLOGIA DO CANSAÇO - Eclesiastes 1.1-8 (Esboço de Sermão)


Ministrado na Igreja Evangélica Congregacional Família Viva
Salgado de São Félix - PB

INTRODUÇÃO

Fazendo uma análise cuidadosa das circunstâncias da vida, vemos que o “cansaço”, é a marcar registrada no rosto de muitos.

Neste texto o pregador fala da eterna mesmice em que as pessoas estão envolvidas:

a. Ele fala que o sol, o vento e o rio (símbolos da monotonia), cada um tem seu curso fixado, sua rota determinada, seu ritmo estabelecido – não há esforço humano capaz de alterá-lo - Geração vai e geração vem; mas a terra permanece para sempre. Levanta-se o sol, e põe-se o sol, e volta ao seu lugar, onde nasce de novo. O vento vai para o sul e faz o seu giro para o norte; volve-se, e revolve-se, na sua carreira, e retorna aos seus circuitos. Todos os rios correm para o mar, e o mar não se enche; ao lugar para onde correm os rios, para lá tornam eles a correr.” - v. 4-7;

b. Ele fala também que não há proveito no trabalho – “Que proveito tem o homem de todo o seu trabalho, com que se afadiga debaixo do sol?” v. 3

E quando analisamos o nosso modo de viver, vemos que tudo não passa de rotina (ex. cozinha, agenda pessoal, etc.).

O ser humano faz planos, sacrifícios, batalha e depois tudo fica ai par ser dissipados pelos herdeiros – “Também aborreci todo o meu trabalho, com que me afadiguei debaixo do sol, visto que o seu ganho eu havia de deixar a quem viesse depois de mim.” (Ec 2.18); “Porque há homem cujo trabalho é feito com sabedoria, ciência e destreza; contudo, deixará o seu ganho como porção a quem por ele não se esforçou; também isto é vaidade e grande mal.” (Ec 2.21).

Conclusão do pregador – “Tudo é canseira”, v.8

E Como se manifesta isto na vida dos homens?


MANIFESTAÇÕES DE CANSEIRA E FADIGA HUMANA

O pregador mostra a manifestação da canseira e fadiga humana está justamente na futilidade do seu trabalho – “Pois que tem o homem de todo o seu trabalho e da fadiga do seu coração, em que ele anda trabalhando debaixo do sol? Porque todos os seus dias são dores, e o seu trabalho, desgosto; até de noite não descansa o seu coração; também isto é vaidade.” – Eclesiastes 2.22-23

Observando a Palavra do Senhor, vemos mais claramente as manifestações desta canseiras nas mais diversas áreas.

1. Há pessoas cansadas de sofrer - Disseste: Ai de mim agora! Porque me acrescentou o SENHOR tristeza ao meu sofrimento; estou cansado do meu gemer e não acho descanso.” – Jeremias 45.3

Existe pessoas que tem sido vítimas constantes das ciladas da vida; ingratidão, desilusão e decepção amorosa, perseguição, enfermidades que chegam a dizer: “estou cansado do meu gemer e não acho descanso.”

Tudo isso faz com que o silêncio da noite seja quebrado pelos gemidos e suas lágrimas inundam o seu travesseiro – “Estou cansado de tanto gemer; todas as noites faço nadar o meu leito, de minhas lágrimas o alago.” – Salmo 6.6

A vida tem sido tão permeadas de dores que estão cansadas de tanto sofrer

2. Há pessoas cansadas de orar - “Estou cansado de clamar, secou-se-me a garganta; os meus olhos desfalecem de tanto esperar por meu Deus.” - Salmos 69:3

Há pessoas que há muito tempo colocou uma causa diante de Deus, e que vem clamando, orando, pedindo e que ultimamente vive “no limite” da fé.

Há Pessoas que oram como Habacuque – “Até quando, SENHOR, clamarei eu, e tu não me escutarás? Gritar-te-ei: Violência! E não salvarás? Habacuque 1.2

Há Pessoas que oram como o salmista – “Até quando, SENHOR? Esquecer-te-ás de mim para sempre? Até quando ocultarás de mim o rosto? - Salmos 13.1

3. Há pessoas cansadas de viver - Disse Rebeca a Isaque: Aborrecida estou da minha vida... de que me servirá a vida?” – Gênesis 27.46

Quantos não estão com esta mesma frase nos lábios: “de que me servirá a vida?” Pessoas que perderam a ternura, a doçura e a perspectiva de uma vida melhor. Pessoas que tem chegado a mesma conclusão do pregador de Eclesiastes: “Pelo que tenho por mais felizes os que já morreram, mais do que os que ainda vivem; porém mais que uns e outros tenho por feliz aquele que ainda não nasceu e não viu as más obras que se fazem debaixo do sol.” – Eclesiastes 4.2-3

A amargura da vida tem matado a esperança, e muitos tem o suicídio como a alternativa viável.


Como sair desta situação e vencer este cansaço?


VENCENDO O CANSAÇO DA VIDA

O Senhor Jesus via a multidão desesperançada e sem rumo na vida – “Ao desembarcar, viu Jesus uma grande multidão e compadeceu-se deles, porque eram como ovelhas que não têm pastor. E passou a ensinar-lhes muitas coisas.” – Marcos 6.34

Ele se compadeceu da situação desgraçada em que aquelas pessoas viviam e fez um convite irresistível: - “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma.” – Mateus 11.28-29.

O Senhor Jesus é o único que pode libertar o ser humano do:

1. Cansaço do sofrimento

a) Aos que sofrem, o Senhor Jesus sempre diz: “tem bom ânimo!”
b) Ao paralítico de Cafarnaum - “tem bom ânimo!!!”, Mateus 9.2
c) A mulher enferma do fluxo de sangue - “tem bom ânimo!!!”, Mateus 9.22

A todos que lhe seguem Ele diz – “Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.” – João 16.33


O Senhor Jesus é o único que pode libertar o ser humano do:

2. Cansaço de orar

Aqueles, para os quais o céu está blindado, o Senhor Deus diz: “Diz ainda o SENHOR: No tempo aceitável, eu te ouvi e te socorri no dia da salvação...” Isaías 49.8

Deus tem o seu tempo de intervir (Kairós – tempo de Deus). Você não deve cansar de orar: “Jesus ensinou uma parábola sobre o “dever de orar sempre e nunca esmorecer”, ou seja, nunca cansar, Lucas 18.1

Foi Ele mesmo quem disse: “Por isso, vos digo: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e a quem bate, abrir-se-lhe-á.” Lucas 11.9
O Senhor Jesus é o único que pode dar sentido a vida libertando o ser humano do:

3. Cansaço de viver

O Senhor Jesus colocou por terra muitos padrões de vida, adotado pelos homens, quando disse: “Então, lhes recomendou: Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui.” Lucas 12.15.

Então Ele mostra ao homem cansado:
a. Ele é a vida – “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.” João 14.6
b. Ele traz a verdadeira vida – “O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.” João 10.10
Caio Fábio escreveu: “Seguir a Jesus, é o mais fascinante projeto de vida”


Para Concluir:

O Senhor Jesus fez o convite para o descanso – “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.” – Mateus 11.28

E Ele, como o Supremo Pastor, nos conduz “as águas de descanso” – “O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará. Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso” – Salmo 23.1-2

O Profeta Isaías diz: “Faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansam e se fatigam, e os moços de exaustos caem, mas os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam.” – Isaías 40.29-31

Nenhum comentário: