segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

A TEOLOGIA DO MAL - Professor Pádua


O mal existe sob diferentes formas, como a doença e a morte, a corrupção e a injustiça, o incidente e o acidente, a traição e a decepção. O mal existe sob diferentes disfarces, como o elogio interessado, a diversão destrutiva, o culto mercantilizado e o egoísmo inadmitido.

O mal existe por causa do pecado, embora nem todo mal seja consequência direta do pecado.O mal é provocado por causas naturais (geralmente associadas com fatores sociais, como as "tragédias da natureza") e humanas (tanto individuais quanto coletivas).

O mal alcançou sua realização mais trágica na crucificação de Jesus Cristo. O mal parece onipresente, por sua propaganda vigorosa, e onipotente, pelo seu poder de destruição. Ele não é onipresente porque não está onde Deus está. Ele não é onipotente porque só age quando é permitido.

Nem sempre o evitamos o mal, por causa de suas causas (naturais ou sociais), mas devemos procurar passar ao largo dele, no que depender de nós. O mal existe, mas devemos apostar no bem. Quando apostamos no bem, fazemos como Deus faz.

O mal assume várias faces para nos afligir. O mal é real, embora nem sempre seja visível. Quando representamos o mal, somos cuidadosos e, então, nós o representamos de uma forma a provocar repulsa. Esta prática, que tem uma dimensão didática, não nos deve confundir. Muitas vezes, o mal não tem cara de mal. Se uma pessoa má parecesse má, nunca chegaríamos perto dela. A sedução é sedução precisamente porque não parece ser uma sedução. Por isto, ela nos seduz. Além disso, o mal está em todos os lugares. Está no governo, está na empresa, está na família, está na igreja. O mal existe dentro dos nossos corações e estará onde estivermos.

Devemos fazer perguntas sobre o mal, mas devemos tomar cuidado para não gastarmos tempo e energia de mais com as discussões. Explicar o mal nao o elimina. Infelizmente, sofremos situações que não desejamos e nem esperamos. Por isto, bom será admitirmos que o mal existe. Melhor será pedirmos a Deus, como Jesus nos ensinou, que nos livre do mal.

Nos abençoe!
a) Siga-nos no blog - http://professorpadua.blogspot.com.br/
b) Curta a nossa página - https://www.facebook.com/pages/Professor-Pádua/163391750483474
c) Nos ADD - https://www.facebook.com/professorpadua.ipb

Nenhum comentário: