sábado, 4 de outubro de 2014

MODERAÇÃO - Professor Pádua


“Porque Deus não nos deu o espírito de covardia, mas de poder, DE AMOR e de moderação” - 2 Timóteo 1:7

O ESPÍRITO DE MODERAÇÃO ("sofronismou", no original) que Deus nos dá pode ser pensado em muitas direções. Temos a força e temos o amor. O que nos falta?

Falta-nos sabedoria para pôr o poder e o amor em ação. Faltava, mas não falta mais, porque Deus também nos deu este espírito de sabedoria, moderação, equilíbrio. Ser moderado é controlar as emoções, quando devem ser controladas, é liberar as emoções, quanto devem ser liberadas. Ser moderado não é ser contido, mas ser equilibrado. Ser equilibrado não é ser fechado, fleumático, para dentro; é ser aberto; é ser capaz de caminhar por entre os extremos.

Moderação também é a capacidade que Deus nos dá para julgar os outros do mesmo modo que queremos ser julgados. Como gostamos de julgar! Como achamos corretos os nossos julgamentos! Como gostamos de não ser julgados! Como achamos que os julgamentos dos outros sobre nós não são corretos! Por isto, precisamos do espírito de moderação.

Moderação é ainda a capacidade que Deus nos dá para discernir o tempo e as coisas, de modo a poder decidir e agir com prudência, na hora certa e sem precipitação.
Como é difícil a moderação!
Como é fácil falar na hora de calar!
Como é fácil comprar na hora de poupar!
Como é fácil calar na hora de falar!
Como é fácil guardar na hora de gastar!
Precisamos do espírito de moderação.

Moderação é também a capacidade que Deus nos dá para persistir nas causas que abraçamos, sejam elas profissionais, familiares ou eclesiásticas. Na cultura do fácil, desistimos quando o bom é difícil e duro, esquecidos que o melhor é sempre o mais difícil. Precisamos de disciplina própria, que nos faça ter método e paciência para alcançar os alvos que elementos para nossas vidas. Graças a Deus que Ele nos dá o espírito da moderação.

Assim, quem tem poder (força), amor (que é derramamento) e moderação (que é sabedoria de vida), de que mais precisa?

Nos abençoe!
a) Siga-nos no blog - http://professorpadua.blogspot.com.br/
b) Curta a nossa página - https://www.facebook.com/pages/Professor-Pádua/163391750483474
c) Nos ADD - https://www.facebook.com/professorpadua.ipb

Nenhum comentário: