domingo, 15 de junho de 2014

PATRICIA DE SOUZA - MINHA MUSA DAS LETRAS (Ela & Ela)



Escritora, poetisa... Nada disso. Apenas gosto de escrever e com certeza, acho até que sou melhor escrevendo do que falando. Porque escrever para mim é uma terapia, me sinto bem e dedico algum tempo do meu dia neste prazer. Coloco para fora o que está dentro de mim e tem urgência pra sair.

Não sou perfeita, estou num constante aprendizado rumo à perfeição que para mim é Cristo. Minha vida como da maioria é intensa. Sou mulher, mãe, profissional, dona de casa, “me viro nos trinta”. E assim como você tenho medos, sou fraca, perco a coragem em algumas situações, em alguns momentos não consigo fazer brotar de mim os frutos do Espírito. Por que minha carne fala mais alto. Auto domínio e a longanimidade, sinceramente ainda não são o meu forte. Explodo com facilidade e em muitas situações não sou tardia em irar-me. E aí quando vejo, já era o leite foi derramado. Não me restando alternativa senão pedir perdão a quem ofendi. Mas como disse, estou sendo trabalhada, talhada, moldada por Deus. Sou grata, muito grata ao Senhor por Ele nunca ter desistido de mim. Por Ele provar todos os dias que me ama. E que nada que eu faça mudará a Sua opinião sobre mim, muito menos o meu valor.

Quem me conhece de perto, sabe que o que escrevo é verdade. São sentimentos legítimos. São experiências vivenciadas. Os repasso apenas, sem o intuito de atingir ninguém. Se acaso atinjo, aleluia! Creio que não é uma mera coincidência ou algo do gênero. É obra do Espírito de Deus que está trabalhando a seu favor lhe convencendo também da Verdade. Assim como fez comigo.

Quando chego a escrever sobre qualquer assunto é porque antes fui ministrada, corrigida. Deus palestrou comigo em pequenos e grandes momentos do meu dia a dia. E das formas mais improváveis possíveis nas quais eu estava arrumando minha casa, lavando louça, fazendo minha comida, trabalhando à beira do leito de um paciente, dirigindo, indo ou voltando do trabalho, ouvindo um louvor, conversando com meu filho, papeando com um amigo, me alimentando da Palavra... Enfim. Não existe um lugar específico para Deus falar com você. Basta que esteja em Sua presença.

Quero dizer com tudo isso, que quando você se coloca a disposição do Senhor, as coisas acontecem. Quando você o reconhece como Seu Senhor, Único e Suficiente Salvador, Ele te muda e te usa para abençoar vidas, você passa a ser um instrumento nas mãos d’Ele. Ele usa até um hobby seu (assim como usa o meu, que é escrever) para ser utilidade nas mãos d’Ele. Deus tem urgência! A Palavra de Deus precisa ser proclamada a qualquer custo aos quatro quantos da terra. Corações precisam ser quebrantados diante do Todo Poderoso. Vidas precisam ser mudadas, transformadas. E é através de nossas vidas que isso acontece. Jesus diz que somos SAL, Sal da terra. Deixamos de ser insossos, para ser tempero por onde passamos.

Você precisa deixar Deus agir em sua vida. Deixar Ele te transformar, te reinventar. Essa mudança se dará de dentro para fora. Não é indolor. Coisas serão realocadas. Deus trocará tudo de lugar. Aquilo que ocupava o primeiro lugar em sua vida passa a ocupar outro lugar na fila das prioridades. A partir de agora você se reconhece como sendo a imagem e semelhança de Cristo. E vamos combinar, não dá pra ser semelhante a Cristo sem que aja uma profunda vistoria do Espírito de Deus em sua vida. Ele vasculha tudo, dê essa liberdade para Ele, não resista! Ele não deixa nada escondido, nem uma sujeirinha debaixo do tapete. Tudo lhe é revelado. Você permanece no erro se desejar. Mas saiba, pagará um preço pela desobediência. Então aproveito para lhe aconselhar, melhor é obedecer do que sacrificar.

Conheci esse Deus há mais ou menos dezenove anos atrás, parece muito tempo não é? É verdade! O tempo para um coração ser convertido de fato, vai depender do seu potencial de renúncia e obediência. Pelo tempo dá pra perceber que fui rebelde e repeti em algumas matérias. Mas mesmo que tivesse sido mais aplicada, penso que a conversão de um cristão, não é da noite para o dia. Sua conversão é diária. Ou seja, somos convencidos diariamente a escolher o melhor de Deus para nossas vidas. E a Palavra de Deus tem um papel fundamental nisso. Com a ajuda do Espírito Santo, Ela se revela para mim. Passo a ser nova criatura. Ela não é mais como uma letra sem poder ou sem efeito algum. “... ela é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração.” (Hebreus 4.12). Essa Palavra tem poder. Ela te transforma de dentro para fora. Ela é capaz de mudar atitudes. E, além disso, traz à tona pensamentos e intenções do coração, deixando claro aos nossos olhos o que realmente somos.

Termino com a frase de um dos principais presidentes da história dos Estados Unidos da América, Abraham Lincoln, que sempre fazia menção a Bíblia Sagrada, e em uma de suas afirmações ele diz: “Estou ultimamente ocupado em ler a Bíblia. Tirai o que puderdes deste livro pelo raciocínio e o resto pela fé, e, vivereis e morrereis um homem melhor.” Podemos entender então que, viver e morrer um homem melhor tem haver com o conhecimento e a obediência à Palavra da Deus. Não existe transformação de vida se você não estuda a Palavra de Deus. Ele é o seu manual de vida. “O meu povo perece por falta de conhecimento”. (Oséias 4.6) Falta de conhecimento da Palavra. Era disso que Deus alertava ao seu povo. Como Abraham Lincoln, estejamos ocupados em ler a Bíblia. Com certeza nos tornaremos homens melhores e não pereceremos no meio do caminho.

Por Patrícia de Souza

Nenhum comentário: