sábado, 24 de setembro de 2011

O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE A EXPRESSÃO "SONHOS DE DEUS"?



Nos últimos anos tenho observado que existe uma idéia propagada no meio evangélico que se refere aos “sonhos de Deus”. Talvez este texto se torne extenso pela necessidade de se expor algumas verdades. Começamos a analisar sobre o que é um sonho e suas formas de ser.

Do ponto de vista Neurológico: É a prova real de atividade cerebral enquanto um ser humano dorme. No inicio de seus estudos, Sigmund Freud (pai da psicanálise) utilizava-se de uma técnica chamada hipnose para perscrutar as causas raiz dos problemas de seus pacientes. Com o passar do tempo, aprimorando as técnicas de averiguação, esta técnica foi descartada, pois Freud observou que os sonhos dos seus pacientes eram uma forma mais eficaz de se chegar há algumas conclusões sobre cada caso. Ele conclui que os sonhos são uma porta de acesso do inconsciente para o consciente.

Em um primeiro momento já descartamos uma das possibilidades de o todo poderoso sonhar. Ele não dorme! ... "é certo que não dormita e nem dorme o guarda de Israel” (Sl 121.4)



Se o Senhor não dorme, então não sonha.


Do ponto de vista humano: Existe aquele sonho que chamamos de desejo, algo que almejamos muito e por vezes é impossível de ser realizado. Mas há também aquele sonho que com muita luta e esforço poderá ser realizado. Muitos de nós homens sonhadores (e é assim que devemos ser) nos pegamos sonhando acordados.


Mas será possível aplicar esta realidade ao Deus Criador? Aquele que tudo sabe? Tudo vê? Tudo pode? A resposta é Não! Em todos os textos bíblicos em que fala da vontade do Senhor para o homem, em nenhum momento está se refere a um sonho.


..."Bem sei que tudo podes e nenhum de seus planos (e não sonhos) pode ser frustrado” (Jó 42.2)


...“Porque eu bem sei os pensamentos (e não sonhos) que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperai” (Jeremias 29.11)


...“Vós não me escolhestes a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos designei (não sonhei), para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda”. (João 15.16).


- Notas entre parênteses inseridas pelo autor.


Queridos leitores, escrevo este texto para dizer que é um erro grave dizer que Deus tem um sonho para alguém. Nas igrejas tem se cantado, tem sido pregado sobre “os sonhos de Deus” lamento informar que esta idéia não passa em um crivo teológico partindo-se de uma exegese bem feita. Alguém pode perguntar agora, e eu? Como fico?


Acalme-se! Deus não tem sonhos para você! Mas têm planos, pensamentos, propósitos, designos, e projetos como vimos nos textos acima o que é bem diferente de um “sonho”.


Concluindo: A figura “sonho” é de porte humano e não podem ser aplicados a Deus. Desafio a qualquer teólogo, aspirante, profeta, pregador, falador de Deus, bispo, padre, frade, papa, pastor, semideus etc..., a provar que estou errado.


Ajudo-os ainda dizendo que existe um termo teológico que poderia dar a entender que dizer que “Deus Sonha” é uma forma poética de se expressar. O termo é “Antropomorfismo”, mas já lhes digo que não se aplica ao todo poderoso criador quando traz o sentido de degradação.


Antropomorfismo é uma forma de pensamento que atribui características ou aspectos humanos a Deus e só se aplica quando o Senhor é exaltado. Quando dizemos que ele sonha certamente não estamos dando o devido tratamento. Portanto sugiro que os ministros de hoje revejam os seus conceitos e parem com essa discrepância. Cante e pregue de acordo com o que diz as sagradas letras.

Pensamento:
“Os sonhos de Deus jamais vão morrer por que jamais vão nascer, não existem!”

Por Gustavo Silveira
Fonte: [ Sociedade Calvinista ]
.

2 comentários:

RICARDO CASTRO disse...

Deus é soberano...não busca desesperadamente a perfeição.
Deus é soberano e perfeito...não torce para que seus atos produzam os resultados esperados.
Muito bom o artigo.
Vou, imediatamente, parar de falar sobre os sonhos de Deus.

cristaoreformado disse...

Graça e Paz do Deus Trinitário: Pai, Filho e Espírito Santo
Amado Profº Padua, sou presbiteriano na cidade de Monteiro-PB, presbitero, missionário na Zona Rural,O rev. Altino me fez convite para ir sair da congregação rural e liderar o ministerio de evangelismo e missões na Igreja mãe em Monteiro-PB ou ir para cidade de Sumé-PB onde temos um campo missionário, estou orando e peço que ore por mim, conclui os cursos do CPO no IBN/Garanhuns-PE, e CEIBEL curso a distancia do IBEL/Patrocinio-MG, bacharel emteologia pelo ITG, atualmente faço letras lingua portuguesa na UEPB e queria pedir permissão para publicar artigos deste blog nos meus, deixo meus blogs para sua apreciação www.cristaoreformado-cristaoreformado.blogspot.com e www.caririreformado.zip.net
Pb. Missº Veronilton Paz.